A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: O PARADIGMA DA FORMAÇÃO HUMANÍSTICA E O DESAFIO DO ESTADO NA GARANTIA DOS DIREITOS SOCIAIS

Ana Clara Fernandes ALVES, Amanda FERREIRA

Abstract


OBJETIVOS DO TRABALHO

O objetivo geral da pesquisa é analisar os impactos gerados pela reforma do Ensino Médio na formação de indivíduos com senso crítico no que tange às disciplinas não mais obrigatórias e o desafio do Direito em garantir o acesso à educação que é um dos direitos sociais. Procurar-se-á: a) examinar as intervenções do MEC, ou de outras instituições educacionais ao longo da história do Brasil; b) investigar como a implantação do novo Ensino Médio ocorreria na prática considerando a realidade brasileira; c) identificar as principais mudanças que ocorrerão com a reforma; d) constatar se a reforma do Ensino Médio fere algum princípio legislativo; e) analisar se os alunos serão prejudicados por ter que decidir precocemente qual área seguir. Investigar se existe a necessidade de implantação de alguma política ao apoio aos jovens do último ano do Ensino Fundamental.




DOI: http://dx.doi.org/10.21902/RevPercurso.2316-7521.v1i20.2421

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PERCURSO, e-ISSN: 2316-7521

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