O ENSINO JURÍDICO PACIFICADOR: A FORMAÇÃO ACADÊMICA ATRAVÉS DA LENTE RESTAURATIVA
Resumen
Objetivo: o artigo analisa o ensino jurídico e a perspectiva na formação acadêmica.
Metodologia: o procedimento metodológico adotado é o qualitativo, a partir de pesquisas bibliográficas.
Resultados: demostra-se que, apesar das reformas em currículos e diretrizes, o paradigma da litigância ainda é a baliza da formação acadêmica, busca-se o repensar da educação jurídica a partir da lente restaurativa. Essa pressupõe o trabalho para a responsabilização com a recomposição entre os envolvidos. Para que a alteridade esteja presente na prática jurídica, há a necessidade de adequar os paradigmas da formação em direito.
Contribuições: o presente estudo baliza-se com a proposição de uma visão pedagógica a partir da lente restaurativa, objetivando a formação do profissional pacificador que busca a reconciliação e a recomposição das relações entre os litigantes através da aplicação das práticas restaurativas, oriundas do movimento da justiça restaurativa.
Palavras-chave: Ensino jurídico; Justiça restaurativa; Pacificação.
ABSTRACT
Objective: this paper analyzes legal education and perspective in academic education.
Methodology: the methodological procedure adopted is qualitative, based on bibliographic research.
Results: it is demonstrated that, in spite of reforms in curricula and guidelines, the litigation paradigm is still the guiding principle of academic education, one seeks to rethink legal education from the restorative lens. This presupposes work for accountability with recomposition among those involved. In order for otherness to be present in legal practice there is a need to adapt the paradigms of training in law.
Contributions: the present study is marked with the proposition of a pedagogical vision from the restorative lens, aiming at the training of the peacemaker professional who seeks reconciliation and the recomposition of the relations between litigants through the application of restorative practices, derived from the movement of restorative justice.
Keywords: Legal education; Restorative justice; Pacification.
Palabras clave
Texto completo:
PDF (Português (Brasil))Referencias
ABIKAIR NETO, Jorge. Educação jurídica e formação de professores. Curitiba: Juruá, 2018.
CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Relatório Analítico Prospectivo Justiça Pesquisa: Direitos e Garantias Fundamentais - Pilotando a Justiça Restaurativa: O Papel do Poder Judiciário. Coord. Prof. Doutora Vera Regina Pereira de Andrade. Brasília: CNJ, 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 46ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GIMENEZ, Charlise Paula Colet. O novo no direito de Luis Alberto Warat: Mediação e sensibilidade. Curitiba: Juruá, 2018.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Trad. Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya, 2ª ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.
POMBO, OLGA. Epistemologia da interdisciplinaridade. Ideação, [S.l.], v. 10, n. 1, p. p.9-40, set. 2010. ISSN 1982-3010. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/4141 . Acesso em: 15. jan. 2018.
RODRIGUES, Horácio Wanderlei. Ensino jurídico e direito alternativo. São Paulo: Editora Acadêmica, 1993.
RODRIGUES, Horácio Wanderlei. Pensando o ensino do Direito no século XXI: diretrizes curriculares, projeto pedagógico e outras questões pertinentes. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2005.
SILVA, Ovídio A. Baptista da. Processo e ideologia: o paradigma racionalista. Rio de Janeiro: Forense, 2004.
STRECK, Lenio Luiz. Verdade e Consenso: Constituição, Hermenêutica e Teorias Discursivas – da Possibilidade à necessidade de respostas corretas em Direito. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009.
TOLEDO, Claudia Mansani Queda de. O Ensino Jurídico no Brasil e o Estado Democrático de Direito: Análise crítica ao ensino do Direito Penal. São Paulo: Editora Verbatim, 2015.
WARAT, Luis Albert. A rua grita Dionísio! Direitos humanos da alteridade, surrealismo e cartografia. Trad e org. Vívin A. de Assis, Julio Cesar Marcelino Jr e Alexandre Morais da Rosa. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010.
WARAT, Luis Alberto. Epistemologia e ensino do direito: O sonho acabou. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2004, v.2.
WARAT, Luis Alberto. Territórios Desconhecidos: A procura surrealista pelos lugares do abandono do sentido e da reconstrução da subjetividade. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2004, v.1.
WATANABE, Kazuo. Cultura da sentença e cultura da pacificação. In: Yarshell, Flávio Luiz; Moraes, Maurício Zanoide de (coords.). Estudos em homenagem à professora Ada Pellegrini Grinover. São Paulo: DPJ, 2005.
ZEHR, Howard. Justiça Restaurativa. Trad. Tônia Van Acker. 2ª ed. São Paulo: Palas Athena, 2017.
ZEHR, Howard. Trocando as lentes: um novo foco sobre o crime e a justiça. Trad. Tônia Van Acker. 2 ed. São Paulo: Palas Athena, 2014.
DOI: http://dx.doi.org/10.26668/revistajur.2316-753X.v2i69.5269
Enlaces refback
- No hay ningún enlace refback.
Revista Jurídica e-ISSN: 2316-753X
Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181