METODOLOGIAS INOVADORAS: UMA NOVA REALIDADE QUE DESAFIA A EFETIVIDADE DO DIREITO SOCIAL FUNDAMENTAL À EDUCAÇÃO E ENCONTRA LIMITE NA CIDADE INTELIGENTE (IDEAL)

Regina Vera VILLAS BÔAS, Zeima Da Costa Satim MORI

Resumo


RESUMO

O presente texto foi escrito inspirado no tema “Novas Tecnologias” propostopor um dos Grupos de Trabalho (GT-10) do XXIV Encontro Nacional do CONPEDI, que recepciona os artigos inseridos na temática “Direito, Constituição e Cidadania: contribuições para os objetivos de desenvolvimento do Milênio”, a ser realizado nos dias 03 e 06 de junho de 2015, em Sergipe.Aborda as novas maneiras de ensino-aprendizagem no âmbito acadêmico, partindo do pressuposto de que é emergente uma notória transformação cultural, notadamente das Instituições de ensino, dos docentes e dos discentes, em razão do crescimento tecnológico contemporâneo. Observa-se que os modelos convencionais e tradicionais de exposição de aulas e de aplicação das avaliações realizados pelas Instituições, estão sendo superados pelas práticas de hodiernas metodologias ativas, as quais objetivam agregar ao aluno conhecimento, praticidade e desenvolvimento de habilidade para sua inserção no mercado de trabalho. As metodologias inovadoras tendem a contribuir para as novas exigências da própria sociedade, desafiando os docentes, como mediadores do conhecimento, a interagirem com os discentes, que participam como agentes do próprio processo educativo de ensinagem-aprendizagem. Ao contexto das metodologias inovadoras, traz-se considerações sobre as novas tecnologias, a partir da compreensão da cidade senciente.

 

PALAVRAS-CHAVE: Metodologias Inovadoras; Aprendizado Ativo; Professor Mediador; Conteúdo e Competências; Mercado de Trabalho;Avaliação Gradual; Cidade senciente.

 

ABSTRACT

This paper was written by inspired the "New Technology" subject Suggested by one of the Working Groups (WG -10) of the XXIV CONPEDI's National Meeting, Which includes papers related to the "Law, Constitution and Citizenship: contributions to Achieve the Millennium Development Goals of AIMS" that will be held on June 03 and 06, 2015 in Sergipe. It deals with new ways for teaching -learning at the scholastic sphere, assuming that is emergent cultural transformation notorious, specially education institutions, teachers and students, due to the contemporary technological growth. It is observed that tradition models class exposition and evaluations made by these institutions, are getting overcome by modern methodological active practices, which aim add knowledge, practicality and development abilities to the students at the labor market insertion. The innovative methodologies trend to contribute for the society new requirements, defying teachers, the knowledge mediators, to interact with the students, which take part like agents of their own educational learning / teaching process.The context of innovative methodologies, brings up consideration of new technologies, from the understanding of the sentient city.

 

KEWORDS:  Innovative Methodologies; Learning Active; Facilitator; Content and Skills; The Labor Market; Gradual Evaluation; Sentient City.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.26668/revistajur.2316-753X.v3i40.1361

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