EMPATIA E COMPETÊNCIA MORAL DO ESTUDANTE DE MEDICINA
Resumo
Objetivo: analisar a correlação entre empatia e competência moral do estudante de medicina.
Metodologia: estudo de levantamento, descritivo, aplicado, de campo, transversal, de correlação, com dados obtidos a partir de instrumentos de avaliação (moral competence test – mct e jefferson scale of physician empahty – jspe), aplicados para 188 estudantes de medicina dos oito primeiros semestres do curso de uma faculdade no interior do estado de são paulo. para a análise dos dados, foi feita a correlação de spearman.
Resultados: teste de competência moral (mct) total (média = 10,727); escala de jefferson – versão para estudantes (jspe) total (média = 114,984). não houve correlação entre competência moral e empatia, apenas inferências de correlação a partir do valor p<0,05 e da análise dos limites de confiança de 95% inferior e superior entre empatia (jspe) e competência moral (mct).
Contribuição: observou-se que a empatia é obteve resultados maiores do que alguns dados internacionais e que a correlação entre empatia e competência moral, apesar de não ser corroborada, ainda suscita investigações.
Palavras-chave: empatia; competência moral; educação médica; medicina.
ABSTRACT
Objective: to analyze the correlation between empathy and moral competence of medical students.
Methodology: a survey, descriptive, applied, field, cross-sectional, correlation study, with data obtained from assessment instruments (moral competence test - mct and jefferson scale of physician empahty - jspe), applied to 188 medical students from the first eight semesters of a college course in the interior of the state of são paulo. for data analysis, spearman's correlation was performed.
Results: total moral competence test (mct) (mean = 10,727); jefferson scale – student version (jspe) total (average = 114,984). there was no correlation between moral competence and empathy, only correlation inferences from p<0.05 and the analysis of the lower and upper 95% confidence limits between empathy (jspe) and moral competence (mct).
Contribution: it was observed that empathy is obtained higher results than some international data and that the correlation between empathy and moral competence, despite not being corroborated, still raises investigations.
Keywords: Empathy; Moral Competence; Medical Education; Medicine.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
KRZNARIC, Roman. O poder da empatia: a arte de se colocar no lugar do outro para transformar o mundo. Rio de Janeiro: Zahar, 2015: p.15
CLARO, Lenita Barreto Lorena; MENDES, Anna Alice Amorim. Uma experiência do uso de narrativas na formação do estudante de medicina. Revista Interface: Comunicação, saúde, educação; v.65, n.22, p. 621-630, 2018
HOUAISS, Antônio. Pqueno dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2015: p. 219
CORTELLA, Mario Sérgio.; LA TAILLE, Yves de. Nos labirintos da moral. Campinas: Papirus, 2005, p. 11)
PUIG, Josep M. A construção da personalidade moral. São Paulo: Editora Ática, 1998 p. 26)
CLARK POWER, F.; HIGGINS, Ann; KOHLBERG, Lawrence. Lawrence Kohlberg’s Approach to Moral Education. New York: Columbia University Press, 1989, p. 10)
SANCHES, Maria Aparecida. Competitividade Organizacional e subordinação ética: A cultura moral dos principais responsáveis pelas clínicas oftalmológicas avaliadas por instrument fundamentado em Kohlberg. 2004. 158 (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina, São Paulo, p. 127)
BATAGLIA, Patrícia U. R. A validação do Teste de Juízo Moral (MJT) para diferentes culturas: o caso brasileiro. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 83-91, jan./abr. 2010, p. 83)
BATAGLIA, Patrícia U. R.; MORAIS, Alessandra de; LEPRE, Rita M. A teoria de Kohlberg sobre o desenvolvimento do raciocínio moral e os instrumentos de avaliação de juízo e competência moral em uso no Brasil. Estudos de Psicologia, v. 15, n. 1, p. 25-32, jan./abr. 2010)
LIND, Georg. How to Teach Moral Competence. Berlin: Logos Verlag, 2019
BORGES, Letícia; BATAGLIA, Patrícia U. R.; PACCA, Felipe C. O hábito de cola e a percepção de fraude do estudante de medicina. Anais do ENEPE, 2021, p. 1021-1027 p. 29)
SERODIO, Aluísio M. D. B. Avaliação da competência do juízo moral de estudantes de medicina: comparação entre um curso de bioética tradicional e um curso de bioética complementado com o método Konstanz de Discussão de Dilemas: a educação em bioética na promoção das competências moral e democrática de adultos jovens. 2013. 137 Tese (Doutor em Ciências da Saúde). Programa de Pós-Graduação em Pediatria, Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina p. 236)
REGO, Sergio. A formação ética dos médicos: saindo da adolescência com a vida (dos outros) nas mãos. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2003 p. 17)
FEITOSA, Helvécio N.; REGO, S.; BATAGLIA, Patrícia U. R.; REGO, G.; NUNES, R. Competência de juízo moral dos estudantes de medicina: um estudo piloto. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 37, n. 1, p. 5-14, 2012, p. 9)
PARO. Helena B.; DAUD-GALLOTTI, Renata M.; TIBERIO, Iolanda C.; PINTO, Rogério M.; MARTINS, Milton A. Brazilian version of Jefferson Scale of Empathy: psychometric properties and factor analysis. BMC Medical Education. v.12, n.1, p. 73-84, 2012)
CONOVER, W.J. Practical nonparametric statistics. New York: John Wiley & Sons, 1998
BONETT, D. G; WRIGHT, T. A. Sample size requirements for estimating Pearson, Kendall and Spearman correlations. Psychometrika, v. 65, p. 23–28, 2000.
SIEGEL S.; CASTELLAN Jr NJ. Estatística Não Paramétrica para Ciências do Comportamento. Bookman, 2ª edição, São Paulo, 2006.
BISHARA, A. J; HITTNER J.B. Confidence intervals for correlations when data are not normal. Behav Res, v. 49, p. 294–309, 2017.
SCHEFFER, Mario (coord.). Demografia Médica no Brasil 2020. São Paulo: Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP, Conselho Federal de Medicina, 2020.
MONTEIRO, Perla C.; OLIVEIRA, Céres L. B.; MARQUES, Natália A.; REGO, Rhyan M.; LINS, Nara A. A.; CALDAS, Cézar A. M. A sobrecarga do curso de medicina e como os alunos lidam com ela. Brazilian Journal of Health Review, v. 2, n. 4, p. 2998-3010, 2019. p. 3002)
CERATTI Mariana N.; FUCUTA Patrícia da S.; QUESSADA, Fernanda N. P.; PACCA, Felipe C.; CURY, Patricia M. Students' self-perception about their Quality of Life is overestimated: is this the base of their mental troubles? [version 2]. MedEdPublish, v. 9, n. 4, 2020.HEGAZI, Iman; WILSON, Ian. Medical education and moral segmentation in medical students. Medical Education, v. 47, p. 1022-1028, 2013. p. 1023)
FRIEDRICH, Orsolya; HEMMERLING, Kay; KUEHLMEYER, Katja; NÖRTEMANN, Stefanie; FISCHER, Martin; MARCKMANN, Georg. Principle-based structured case discussions: do they foster moral competence in medical students? - A pilot study. BMC Medical Ethics, v. 18, n. 21, p. 1-8, 2017. p. 2)
VARELA, Maria Angélica B. Competência moral e formação médica: Percepção dos docents sobre a influência do ambiente universitário. 2013, 110. Dissertação [Mestrado em Ciências], Fundação Oswaldo Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro, p. 48)
ABE, Keiko; NIWA, Masayuki; FUJISAKI, Kazuhiko; SUZUKI, Yasuyuki. Associations between emotional intelligence, empathy and personality in Japanese medical students. BMC Medical Education, v. 18, n. 47, p. 1-9, 2018 p. 4)
BLANCO, José M.; CABALLERO, Fernando; GARCÍA, Fernando J.; LORENZO, Fernando; MONGE, Diana. Validation of the Jefferson Scale of Physician Empathy in Spanish medical students who participated in an early clerkship immersion programme. BMC Medical Education, v. 18, n. 209, p. 1-11, 2018 p. 5)
DOI: http://dx.doi.org/10.21902/RevPercurso.2316-7521.v1i32.6065
Apontamentos
- Não há apontamentos.
PERCURSO, e-ISSN: 2316-7521
Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181