ESTIMATIVA DE ACERTOS EM TESTE DE PROGRESSO - UMA DAS POSSIBILIDADES DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS

Felipe Colombelli PACCA, João Pedro Daher ANBAR, Toufic ANBAR NETO, Luis Fernando SEGALA, Flavio Augusto NAOUM, Patricia Maluf CURY

Resumo


Introdução: O teste de progresso é um método muito utilizado para avaliação da evolução de um acadêmico dentro da faculdade e da qualidade de ensino da mesma, porém ainda restam dúvidas se é possível ter um padrão de desenvolvimento concreto entre alunos de semestres distintos e se isso consegue ser quantificado.

Objetivo: Estimar a porcentagem de acertos no Teste de Progresso baseado na etapa que o aluno se encontra em uma faculdade de medicina do estado de São Paulo.

Método: Foi feito uma análise de todos os 12 testes de progresso realizados pela instituição desde sua abertura e foi levado em consideração todas as provas de cada etapa, para assim levantar uma análise estatística da taxa de acertos por aluno em determinado semestre, dos 12 semestre do curso de medicina.

Resultado: Foi observado um aumento progressivo das notas dos acadêmicos ao longo dos semestres, com acentuada queda da média no 9º semestre, além disso os alunos de diferentes etapas adquiriam notas distintas.

Conclusão: O teste de progresso é uma ótima ferramenta de avaliação de desenvolvimento do aluno e da instituição de ensino no geral, porém não tem uma acurácia boa o bastante para servir como padrão-ouro de avaliação, sendo necessários outros métodos de avaliação de metodologia de ensino e desenvolvimento acadêmico para obter resultados mais precisos.

Palavras-chave: Teste de Progresso; Educação Médica; Medicina; Universidade.

ABSTRACT

Introduction: The progress test is a widely used method for evaluating the evolution of an academic within the faculty and the quality of teaching of the same, but there are still doubts if it is possible to have a concrete pattern of development among students from different semesters and if this can be quantified.

Objective: Estimate the percentage of correct answers in the Progress Test based on the stage that the student is in a medical school in the state of São Paulo.

Method: An analysis was made of all 12 progress tests carried out by the institution since its opening and all the tests of each stage were taken into account, in order to carry out a statistical analysis of the success rate per student in a given semester, of the 12 semesters of the course. of medicine.

Result: A progressive increase in academic grades was observed throughout the semester, with a sharp drop in the average in the 9th semester, in addition, students from different stages acquired different grades.

Conclusion: The progress test is a great tool for evaluating the development of the student and the educational institution in general, but it is not accurate enough to serve as the gold standard of evaluation, requiring other methods of evaluation of teaching methodology and academic development to obtain more accurate results.

Keywords: Progress Test; Medical Education; Medicine; University.

 


Palavras-chave


Teste de Progresso; Educação Médica; Medicina; Universidade.

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DOI: http://dx.doi.org/10.21902/RevPercurso.2316-7521.v4i41.6117

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