ESTIMATIVA DE ACERTOS EM TESTE DE PROGRESSO - UMA DAS POSSIBILIDADES DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS
Resumo
Introdução: O teste de progresso é um método muito utilizado para avaliação da evolução de um acadêmico dentro da faculdade e da qualidade de ensino da mesma, porém ainda restam dúvidas se é possível ter um padrão de desenvolvimento concreto entre alunos de semestres distintos e se isso consegue ser quantificado.
Objetivo: Estimar a porcentagem de acertos no Teste de Progresso baseado na etapa que o aluno se encontra em uma faculdade de medicina do estado de São Paulo.
Método: Foi feito uma análise de todos os 12 testes de progresso realizados pela instituição desde sua abertura e foi levado em consideração todas as provas de cada etapa, para assim levantar uma análise estatística da taxa de acertos por aluno em determinado semestre, dos 12 semestre do curso de medicina.
Resultado: Foi observado um aumento progressivo das notas dos acadêmicos ao longo dos semestres, com acentuada queda da média no 9º semestre, além disso os alunos de diferentes etapas adquiriam notas distintas.
Conclusão: O teste de progresso é uma ótima ferramenta de avaliação de desenvolvimento do aluno e da instituição de ensino no geral, porém não tem uma acurácia boa o bastante para servir como padrão-ouro de avaliação, sendo necessários outros métodos de avaliação de metodologia de ensino e desenvolvimento acadêmico para obter resultados mais precisos.
Palavras-chave: Teste de Progresso; Educação Médica; Medicina; Universidade.
ABSTRACT
Introduction: The progress test is a widely used method for evaluating the evolution of an academic within the faculty and the quality of teaching of the same, but there are still doubts if it is possible to have a concrete pattern of development among students from different semesters and if this can be quantified.
Objective: Estimate the percentage of correct answers in the Progress Test based on the stage that the student is in a medical school in the state of São Paulo.
Method: An analysis was made of all 12 progress tests carried out by the institution since its opening and all the tests of each stage were taken into account, in order to carry out a statistical analysis of the success rate per student in a given semester, of the 12 semesters of the course. of medicine.
Result: A progressive increase in academic grades was observed throughout the semester, with a sharp drop in the average in the 9th semester, in addition, students from different stages acquired different grades.
Conclusion: The progress test is a great tool for evaluating the development of the student and the educational institution in general, but it is not accurate enough to serve as the gold standard of evaluation, requiring other methods of evaluation of teaching methodology and academic development to obtain more accurate results.
Keywords: Progress Test; Medical Education; Medicine; University.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
Piaget J. O juízo moral na criança. São Paulo: Summus 1994:122.
Skinner BF. Tecnologia do Ensino. São Paulo: Herder – EPU 1972:247-9.
Moretto VP. Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. 9 ed. Rio de Janeiro: Lamparina 2010:78-81.
Perrenoud P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul 1999:10.
Vasconcellos CS. Avaliação da Aprendizagem − Práticas de Mudança: por uma práxis transformadora. São Paulo: Libertad 2003:6-9.
Pacca FC. Formação de Professores – Uma Investigação de Conhecimento Teórico: Aceitação/Rejeição Ao Behaviorismo Radical Entre Professores 2013:33-34, Marília. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Filosofia e Ciências. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.
Rodrigues A. Psicologia social. Petrópolis: Vozes 1973:7-8
Pasquali L. Psicometria: teoria dos testes na psicologia e na educação. 5 ed. Petrópolis: Vozes 2013:21-27
Pasquali L. Psicometria. Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2009; 43:992-9.
Pasquali L, Primi R. Fundamentos da Teoria da Resposta ao Item – TRI. Avaliação Psicológica. 2003;2(2):99-110.
Sakai MH, Ferreira-Filho OF, Matsuo T. Avaliação do Crescimento Cognitivo do Estudante de Medicina: Aplicação do Teste de Equalização no Teste de Progresso. Rev Bras Educ Med. 2011;4(35):493-501.
Bicudo AM, Hamamoto-Filho PT, Abbade JF, Haffner MLMB, Maffei CLM. Teste de Progresso em Consórcios para todas as escolas médicas do Brasil. Rev Bras Educ Med. 2019:43(4):151-6.
Sakai MH, Ferreira-Filho OF, Almeida MJd, Mashima DA, Marchesi MdC. Teste de progresso e avaliação do curso: dez anos de experiência da medicina da Universidade Estadual de Londrina. Rev Bras Educ Med. 2008;(32):254-63.
Sartor LB, Rosa LL, Madeira K, Uggioni MLR, Ferreira-Filho OF, Rosa MI. Percepção dos acadêmicos de medicina sobre o Teste de Progresso. Rev Bras Educ Med. 2020;42(2):e062. [Acessado 20 Setembro 2022] , e062. Disponível em:https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.2-20190286.ING https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.2-20190286
Baldim TL, Vicente CAO, Arcuri MB. O teste de progresso sob a visão do discente. Revista da Faculdade de Medicina de Teresópolis. 2018;2(1):41-54.
Gaudard AMIS, Souza SS. Teste Progresso: a importância na educação médica. Com. Ciências Saúde. 2021;32(3):57-66.
Guaraná CVPS, Duque TB, e Lima TRM. Desempenho no teste do progresso e coeficiente de rendimento final de curso são preditores de aprovação na residência médica? Medicina (Ribeirão Preto). 6 de julho de 2022;55(2):e-182110. [acesso em 17 set 2022]. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/182110.
DOI: http://dx.doi.org/10.21902/RevPercurso.2316-7521.v4i41.6117
Apontamentos
- Não há apontamentos.
PERCURSO, e-ISSN: 2316-7521
Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181