EMPATIA E COMPETÊNCIA MORAL DO ESTUDANTE DE MEDICINA

Felipe Colombelli PACCA, Patricia Unger Raphael BATAGLIA

Resumo


Objetivo: analisar a correlação entre empatia e competência moral do estudante de medicina.

Metodologia: estudo de levantamento, descritivo, aplicado, de campo, transversal, de correlação, com dados obtidos a partir de instrumentos de avaliação (moral competence test – mct e jefferson scale of physician empahty – jspe), aplicados para 188 estudantes de medicina dos oito primeiros semestres do curso de uma faculdade no interior do estado de são paulo. para a análise dos dados, foi feita a correlação de spearman.

Resultados: teste de competência moral (mct) total (média = 10,727); escala de jefferson – versão para estudantes (jspe) total (média = 114,984). não houve correlação entre competência moral e empatia, apenas inferências de correlação a partir do valor p<0,05 e da análise dos limites de confiança de 95% inferior e superior entre empatia (jspe) e competência moral (mct).

Contribuição: observou-se que a empatia é obteve resultados maiores do que alguns dados internacionais e que a correlação entre empatia e competência moral, apesar de não ser corroborada, ainda suscita investigações.

Palavras-chave: empatia; competência moral; educação médica; medicina.

 

ABSTRACT

Objective: to analyze the correlation between empathy and moral competence of medical students.

Methodology: a survey, descriptive, applied, field, cross-sectional, correlation study, with data obtained from assessment instruments (moral competence test - mct and jefferson scale of physician empahty - jspe), applied to 188 medical students from the first eight semesters of a college course in the interior of the state of são paulo. for data analysis, spearman's correlation was performed.

Results: total moral competence test (mct) (mean = 10,727); jefferson scale – student version (jspe) total (average = 114,984). there was no correlation between moral competence and empathy, only correlation inferences from p<0.05 and the analysis of the lower and upper 95% confidence limits between empathy (jspe) and moral competence (mct).

Contribution:  it was observed that empathy is obtained higher results than some international data and that the correlation between empathy and moral competence, despite not being corroborated, still raises investigations.

Keywords: Empathy; Moral Competence; Medical Education; Medicine.

 


Palavras-chave


empatia; competência moral; educação médica; medicina.

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DOI: http://dx.doi.org/10.21902/RevPercurso.2316-7521.v1i32.6065

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