A CRIMINALIZAÇÃO DO JOVEM ENVOLVIDO NO CONFLITO ESCOLAR EM BELO HORIZONTE

Suellen Nogueira BERNARDES

Resumo


OBJETIVOS DO TRABALHO

Contata-se como objetivo geral do trabalho analisar como o Programa Escola Aberta trata os conflitos escolares do jovem em Belo Horizonte nas escolas em que atua. São objetivos específicos: a) analisar como a criminalização fora da escola reflete no conflito escolar; b) verificar como o direito está relacionado aos casos de conflitos escolares entre os jovens; c) investigar o perfil dos jovens envolvidos nos conflitos; d) entrevistar membros atuantes da SMED; e) constatar como o Programa Escola Aberta pode ser importante para a diminuição da criminalização do jovem. O ambiente escolar deveria servir de referência para a sociedade. Porem nota-se que o jovem está exposto a alta criminalização tanto em seu convívio social quanto nas proximidades da escola o que gera seu comportamento hostil nas dependências escolares. Belo Horizonte concentra 32% do total de ocorrências em ambiente escolar como relata Gustavo Gomes (PARREIRAS, 2013).Este fato é exemplificado por Adriana Orsini, que relata que nos últimos anos, muitos são os casos envolvendo crianças e adolescentes que chegam ao judiciário, [...] a violência adentra ao cenário da justiça polarizando alunos, pais e educadores em meio aos tribunais (ORSINI, 2015).


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.21902/RevPercurso.2316-7521.v1i20.2458

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


PERCURSO, e-ISSN: 2316-7521

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.