OS IMPACTOS DAS POLÍTICAS CLIMÁTICAS E DA PANDEMIA NAS POLÍTICAS DE MOBILIDADE URBANA DE SALVADOR
Résumé
Objetivo: O objetivo deste artigo é demonstrar que a resposta à pandemia não se afasta da resposta à crise climática, os planos de mobilidade só pequenas modificações no cronograma das ações.
Método: O presente estudo utiliza o método empírico e dedutivo, por intermédio de uma abordagem qualitativa; quanto ao procedimento, é uma pesquisa bibliográfica e legislativa, mediante a revisão de estudos e artigos científicos realizados sobre o tema e legislação, assim como estudos e políticas públicas extraídas das páginas oficiais da Prefeitura de Salvador. Visando esclarecer a ligação entre mitigação e adaptação à crise climática, resposta aos impactos da pandemia e o planejamento urbanístico do município.
Resultados: Analisa-se o inventário de emissões de GEE de Salvador, e verifica-se que o transporte é o grande emissor do município. Examina-se o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Salvador (PlanMob), e constata-se que previu medidas de adaptação e mitigação à crise climática, mas não à crise pandêmica. Ao revisar artigos científicos, apura-se que a pandemia diminuiu a utilização de transporte coletivo e aumentou o uso de transporte individual.
Conclusões: Recomenda-se que os planos de mobilidade urbana dos municípios sejam adaptados para evitar a disseminação do COVID-19, prevendo uma ampliação de ciclovias, calçadões e escadas rolantes.
Palavras-Chave: Mobilidade Urbana; Mudanças Climáticas; Pandemia; Direito Urbanístico; Salvador.
ABSTRACT
Objective: This article aims to demonstrate that the response to the pandemic does not deviate from the response to the climate crisis, mobility plans need only minor changes in the schedule of actions.
Method: This study uses the empirical and deductive method, through a qualitative approach; the procedure is a bibliographic and legislative research, through the review of studies and scientific articles and legislation, as well as studies and public policies extracted from the official pages of Salvador, Bahia. In order to clarify the link between mitigation and adaptation to the climate crisis, response to the impacts of the pandemic and urban planning of the municipality.
Results: The inventory of GEE of Salvador is analyzed, and it is verified that transportation is their major emitter. The Salvador Sustainable Urban Mobility Plan (PlanMob) is examined, and it is noted that it provided for measures to adapt and mitigate the climate crisis, but not to the pandemic crisis. When reviewing scientific articles, it is found that the pandemic decreased the use of public transportation and increased the use of individual transportation.
Conclusions: It is recommended that the urban mobility plans of the municipalities be adapted to prevent the dissemination of COVID-19, providing for an expansion of bike paths, boardwalk and escalators.
Keywords: Urban Mobility; Climate Change; Pandemic; Urban Law; Salvador.
Mots-clés
Texte intégral :
PDF (Português (Brasil))Références
BID. Salvador: colaboração, liderança e axé na agenda climática. 2021. https://blogs.iadb.org/brasil/pt-br/salvador-colaboracao-lideranca-e-axe-na-agenda-climatica/
BRASIL. Lei 12587/2012. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12587.htm
C40. TOWARD A HEALTHIER WORLD Connecting the dots between Environmental Health & Public Health. https://www.c40.org/researches/toward-a-healthier-world
CITIES CLIMATE FINANCE LEADERSHIP ALLIANCE. https://www.citiesclimatefinance.org/about/
DW. França paga reparo de mais de 1 milhão de bicicletas na pandemia. 2020. https://www.dw.com/pt-br/fran%C3%A7a-paga-reparo-de-mais-de-1-milh%C3%A3o-de-bicicletas-na-pandemia/a-55779789
FNP. NOTA TÉCNICA 09 – 02/06/2020 Estimativa de receitas e despesas dos municípios com mais de 500 mil habitantes (2019/2020). https://multimidia.fnp.org.br/biblioteca/documentos/item/download/1355_0a51d831e77b79d64646413c35f4d7d0
GARCEZ, Gabriela Soldano e CARMELLO, Mariana Vicente Braga. Estatuto da Cidade e Plano Diretor: instrumentos urbano-ambientais ao desenvolvimento de cidades sustentáveis com área de Zona Costeira. Revista Direito Ambiental e Sociedade, v. 7, n. 2, 2017 (p. 109-143). http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/3949/3093
LIMA, G. C. L. S., SCHECHTMAN, R., BRIZON, L. C., FIGUEIREDO, Z. M. (2020, Abril de 2020). Transporte público e COVID-19. O que pode ser feito?. Rio de Janeiro. Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura da Fundação Getúlio Vargas (FGV CERI). https://ceri.fgv.br/sites/default/files/publicacoes/2020-05/covid_e_mobilidade_urbana_0.pdf
MIRANDA, Giuliana. No pós-pandemia Lisboa constrói ciclovias e dá até 500 euros para compra de bicicleta. Folha. 2020. https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2020/09/no-pos-pandemia-lisboa-constroi-ciclovias-e-da-ate-500-euros-para-compra-de-bicicletas.shtml
PETERS, Adele. Coronavirus is causing a biking surge—can it last when cities open up again? Fastcompany. 2020. https://www.fastcompany.com/90484691/coronavirus-is-causing-a-biking-surge-can-it-last-when-cities-open-up-again
PINHEIRO, Adilson Ivan Caropreso. O Plano Diretor De Curitiba (lei no 14.771/2015) e sua relação com a função social da propriedade na perspectiva dos direitos urbanístico e ambiental. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade Tecnológica Federal Do Paraná Programa de Pós-Graduação Em Planejamento e Governança Pública, Curitiba, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/2335/1/CT_PPGPGP_M_Pinheiro%2C%20Adilson%20Ivan%20Caropreso_2016.pdf
POZZETTI, Valmir César; ARAÚJO, Camila Jatahy; e DE SOUZA, Vinícius Ribeiro. A extrafiscalidade do IPTU como forma de indução ao desenvolvimento de um meio ambiente mais saudável. Percurso - ANAIS DO VIII CONBRADEC vol.04, n°.27, Curitiba, 2018. pp. 25 - 36 WORKSHOPS (Congresso Brasileiro de Direito Empresarial e Cidadania). http://revista.unicuritiba.edu.br/index.php/percurso/article/view/3158/371371690
QUINTELLA, Marcus e SUCENA, Marcelo. ESPECIAL CORONAVÍRUS - "Os impactos atuais e futuros do COVID-19 sobre o transporte urbano por ônibus nas cidades brasileiras". FGV TRANSPORTES. https://transportes.fgv.br/sites/transportes.fgv.br/files/artigos/os_impactos_atuais_e_futuros_da_covid-19_sobre_o_transporte_urbano_por_onibus_nas_cidades_brasileiras_v.5.pdf
SALGADO, Diego. "Bônus bicicleta": Itália dará até 500 euros para pessoas comprarem bike. UOL. 2020. https://www.uol.com.br/carros/colunas/pedala/2020/05/18/bonus-bicicleta-italia-dara-ate-500-euros-para-pessoas-comprarem-bike.htm?cmpid=copiaecola
SALVADOR. Decreto 29.929/2018. http://www.planmob.salvador.ba.gov.br/images/consulte/decretos/Decreto-n-29.929-de-06-de-julho-de-2018_PlanMob-Salvador.pdf
SALVADOR. Gestores discutem implementação de ônibus elétrico no BRT de Salvador. http://www.mobilidade.salvador.ba.gov.br/index.php/noticias/655-gestores-discutem-implementacao-de-onibus-eletrico-no-brt-de-salvador
SALVADOR. Inventário de emissões de GEE. http://www.sustentabilidade.salvador.ba.gov.br/wp-content/uploads/2016/06/inventario-de-emissoes-de-gases-final-compressed.pdf?download=1
SALVADOR. Lei 9374/2018. http://www.planmob.salvador.ba.gov.br/images/consulte/decretos/Lei-n-9.374-de-05-de-julho-de-2018_Poltica-Municipal-de-Mobilidade-Urbana-Sustentvel-de-Salvador.pdf
SALVADOR. Livro síntese do PlanMob. 2018. http://www.mobilidade.salvador.ba.gov.br/images/pdf/PlanMob_LIVRO_19_10_23.pdf
SALVADOR. PlanMob. 2018. http://www.planmob.salvador.ba.gov.br/
SALVADOR. Plano de Ação Climática de Salvador. http://sustentabilidade.salvador.ba.gov.br/wp-content/uploads/2020-/12/Salvador_Plano_de_Acao_Climatica.pdf
SIRVINSKAS, Luís Paulo. Manual de Direito Ambiental. São Paulo: Saraiva, 2015.
WRAY, Sarah. Bogotá expands bike lanes to curb coronavirus spread. SmartCitiesWorld. 2020. https://www.smartcitiesworld.net/news/news/bogota-expands-bike-lanes-overnight-to-curb-coronavirus-spread-5127
DOI: http://dx.doi.org/10.26668/revistajur.2316-753X.v3i65.5117
Renvois
- Il n'y a présentement aucun renvoi.
Revista Jurídica e-ISSN: 2316-753X
Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181