Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Jurídica do Centro Universitário Curitiba é um periódico trimestral, que  completou 38 anos de existência em 2019, oriundo da Faculdade de Direito de Curitiba. Atualmente foi transformado no principal veículo da Pós-Graduação Stricto Sensu, recebendo e publicando artigos de professores, pesquisadores e juristas que produzem trabalhos frutos de suas atividades acadêmicas, seja na pesquisa ou na extensão, primando para reflexão transdisciplinar, crítica e de qualidade técnica e acadêmica. O periódico segue o sistema de fluxo de chamada pública.

 

Políticas de Seção

Artigos

##section.default.policy##

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

No que tange ao processo de avaliação de artigos submetidos à Revista Jurídica é caracterizado por um sistema de dupla avaliação e envolve duas etapas sequenciais: o desk review e a avaliação pelos pareceristas.

Na desk review, os editores se reúnem e analisam, sem qualquer identificação dos autores, os artigos recebidos para avaliar sua pertinência ao escopo da revista e seu potencial para contribuir, significativamente, para o conhecimento no campo de estudo deste periódico científico. Quando necessário, os editores envolvem membros do comitê científico nesse processo.

Quando o trabalho submetido não for adequado às políticas da revista os autores são comunicados sobre a decisão, em até sessenta dias contados a partir da data de submissão. Os artigos aprovados na etapa de desk review, são encaminhados a dois especialistas que compõem o corpo de pareceristas da revista para avaliação no sistema Double Blind Review, ou a pesquisadores externos selecionados pelo seu conhecimento da área de estudo do artigo.

Os pareceristas são professores e pesquisadores associados a programas de pós-graduação stricto sensu de instituições de ensino nacionais ou estrangeiras. Os artigos são avaliados considerando-se a relevância do tema estudado para o direito, a redação, o encadeamento lógico da revisão teórica com a utilização de referências apropriadas, a adequabilidade dos procedimentos metodológicos, a profundidade e a consistência das análises, o delineamento das conclusões e a relevância das contribuições, mediante formulário pré-definido fornecido aos pareceristas. Esta etapa do processo de avaliação pode durar até três meses, sendo que ao seu término, os autores são comunicados sobre a decisão editorial.

Quais são os resultados possíveis?
Após, a avaliação, o Editor irá tomar as seguintes decisões:

  • Aceito;
  • Pequenas correções;
  • Correções requeridas;
  • Rejeitado.

Quando os pareceristas solicitarem ajustes no artigo, será concedido aos autores, a critério do editor, um prazo entre trinta e sessenta dias para a incorporação das sugestões e correções requeridas. Após a realização dos ajustes solicitados e constatação destes pelos pareceristas e editores, os artigos são submetidos à revisão ortográfica, gramatical e de adequação às normas adotadas pela revista e à editoração final do documento. A conclusão desse processo não implica a publicação imediata do artigo, cabendo aos editores, de acordo com as políticas editoriais, elaborar as pautas e decidir o momento apropriado para a publicação.

Observação: Se houver divergências entre os avaliadores, o Editor poderá selecionar um terceiro avaliador ou rejeitar o manuscrito.

 

Periodicidade

A periodicidade é trimestral desde 2013, a saber:

Janeiro-Março;

Abril-Junho;

Julho-Setembro;

Outubro-Dezembro.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, registrada na Creative Commons.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Taxas de Processo e publicação dos artigos

Este periódico não cobra as seguintes taxas aos autores:

a) submissão de artigo: 0,00 (BRL)
Não são cobradas taxas de submissão de artigo

b) processamento: 0,00 (BRL)
não são cobradas taxas de processamento e publicação dos artigos

A revista não cobra taxas de autores e nem de leitores para os artigos submetidos.