BOLETIM DE OCORRÊNCIA ELETRÔNICO NO ESTADO DE SÃO PAULO: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO PROPOSTA DE INOVAÇÃO

José Eduardo Lourenço dos SANTOS, Mário Furlaneto NETO, Fábio Dacêncio PEREIRA

Résumé


RESUMO

Objetivo: no âmbito do e-Governo e do processo de concepção digital (digital by design), pretende-se enfrentar o sistema de Boletim de Ocorrência Eletrônico (BOE) da Polícia Civil do Estado de São Paulo, visando a contribuir para a otimização do sistema e dos resultados.

Metodologia: análise de caso e procedimentos metodológicos de revisão doutrinária e legislativa.

Resultados: propõe-se um modelo conceitual de assistente inteligente baseado em inteligência artificial (IA) conversacional e em processamento de linguagem natural, agregado à organização, classificação e preparação dos dados, algoritmos de aprendizagem de máquina, computação afetiva e consciência situacional. Desta forma, o assistente inteligente irá interagir com o cidadão por meio de um chatbot e, acrescido ao processamento de linguagem natural, poderá contribuir para melhorar a consciência situacional do policial. Além disso, o emprego de inteligência artificial, com o apoio de computação afetiva e consciência situacional, poderá permitir disparos de alertas em situações emergenciais.

Contribuições: o modelo conceitual de assistente inteligente proposto é capaz de inovar e potencializar os resultados do BOE, bem como aprimorar transparência, celeridade e eficiência na tomada de decisão por parte do delegado de polícia, objetivando fomentar o nível de assertividade, produtividade e completude dos serviços eletrônicos oferecidos pela Delegacia Eletrônica da Polícia Civil do Estado de São Paulo.

Palavras-chave: segurança pública; governo eletrônico; inovação tecnológica; inteligência artificial; documento eletrônico.


ABSTRACT

Objective:Within the scope of e-Gov and the digital design process (digital by design), it is intended to undestand the Electronic Police Report (EPR) system of the Civil Police of the State of São Paulo aiming to contribute the optimization of the system and results. 

Methodology: Case analysis and methodological procedures for doctrinal and legislative review.

Results: It is proposed a conceptual model of intelligent assistant based on conversational artificial intelligence (AI) and natural language processing, aggregating the organization, classification and preparation of data, machine learning algorithms, affective computing and situational awareness. The intelligent assistant will interact with the citizen through a chatbot and, added to the natural language processing, it will be able to contribute to improve the policeman's situational awareness. In addition, the use of artificial intelligence upon the support of affective computing and situational awareness may allow triggering of alerts in emergency situations.

Contributions: the conceptual model of intelligent assistant proposed is capable of innovating and enhancing the results of the EPR, as well as improving transparency, speed and efficiency in decision making by the police delegate aiming to foster the level of assertiveness, productivity and completeness of the electronic services offered by the Electronic Police Station of the Civil Police of the State of São Paulo.

Keywords: public security; electronic government; tecnologic innovation; artificial intelligence; electronic document.


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DOI: http://dx.doi.org/10.26668/revistajur.2316-753X.v3i60.4189

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