COMPLIANCE NAS RELAÇÕES DE CONSUMO: ANÁLISE DAS DIRETRIZES E PADRÕES ÉTICOS DA REDE NORTE-AMERICANA DE SUPERMERCADOS WHOLE FOODS
Abstract
Objetivo: O presente trabalho visa analisar as diretrizes institucionais, padrões éticos e de conduta da rede multinacional norte-americana de supermercados Whole Foods, bem como suas políticas mercantis, de forma a aprofundar em um novo paradigma da atividade empresarial com base no compliance das relações de consumo.
Metodologia: Por meio de uma síntese científica, este artigo utilizar-se-á o método de pesquisa de exploração bibliográfica, com base na análise de referências de artigos e estudos bibliográficos pertinentes.
Resultados: O modelo empresarial em exame engloba um comércio apenas de produtos naturais, orgânicos e sem aditivos artificiais, aliando valores intrínsecos e comportamentos extrínsecos, de forma a envolver um papel institucional e de protagonista da função social da empresa, sobretudo no elo de confiança com fornecedores e consumidores. A implementação de políticas de compliance tende a gerar vantagem competitiva, visto que consumidores mais críticos requerem uma posição ética e sustentável da empresa, além de seus efeitos em termos de confiança pública.
Contribuição: Os autores buscaram demonstrar a implementação do programa de compliance, mais especificamente no caso da empresa Whole Foods, sob uma perspectiva inovadora, e seus reflexos nas relações de consumo.
Palavras-chave: Compliance; Confiança; Ética; Relação de consumo; Transparência.
ABSTRACT
Objective: This paper aims to analyze the institutional guidelines, ethical standards and conduct of the American multinational supermarket chain Whole Foods, as well as its mercantile policies, in order to deepen a new paradigm of business activity based on compliance of relationships of consumption.
Methodology: Through a scientific synthesis, this article will use the research method of bibliographic exploration, based on the analysis of references of articles and pertinent bibliographic studies.
Results: The business model under examination encompasses a trade only in natural, organic products and without artificial additives, combining intrinsic values and extrinsic behavior, in order to involve an institutional and protagonist role in the company's social function, especially in the bond of trust with suppliers and consumers. The implementation of compliance policies tends to generate competitive advantage, as more critical consumers require an ethical and sustainable position from the company, in addition to its effects in terms of public trust.
Contribution: The authors sought to demonstrate the implementation of the compliance program, more specifically in the case of the Whole Foods company, from an innovative perspective, and its effects on consumer relations.
Keywords: Compliance; Consumer Relation; Trust; Ehical; Transparency.
Keywords
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DOI: http://dx.doi.org/10.26668/revistajur.2316-753X.v2i69.5879
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Revista Jurídica e-ISSN: 2316-753X
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