ENSINO-APRENDIZAGEM DA RECUPERAÇÃO JUDICIAL MEDIANTE O MÉTODO DO CASO: UMA ESTRATÉGIA DE APROXIMAÇÃO ENTRE O DIREITO EMPRESARIAL VISTO NA SALA DE AULA E A REALIDADE DA PRÁTICA PROFISSIONAL
Abstract
Objetivo: O presente artigo visa estudar a contribuição do método do caso para o ensino-aprendizagem da Recuperação Judicial.
Metodologia: A metodologia utilizada foi a investigação do tipo bibliográfica, com pesquisa pura de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória quanto aos objetivos.
Resultados: Conclui-se que o método do caso é uma ferramenta de ensino-aprendizagem que oportuniza aos alunos não apenas conhecer o texto da Lei de Falências e as teorias acerca do tema, mas adquirir a aptidão de aplicar os conhecimentos teóricos, solucionar os casos concretos da realidade profissional, por meio do estímulo à criatividade e à capacidade reflexiva dos estudantes e o desenvolvimento de habilidades cognitivas.
Contribuições: O presente trabalho se baseia na constatação que o ensino da recuperação judicial deve ir além do estudo das teorias e normas em sala de aula para habilitar os estudantes na aplicação prática deste instituto. Propõe-se a utilização do método do caso como estratégia de aproximação entre os conteúdos ministrados em sala de aula da prática profissional do Direito Empresarial, complementando as aulas expositivas como método de transmissão do conhecimento. O artigo também traz teorias modernas acerca do conhecimento e a viabilidade da utilização do método do caso como ferramenta para obtenção das habilidades cognitivas.
Palavras-chave: Recuperação judicial; Ensino Jurídico; Método do caso; habilidades cognitivas.
ABSTRACT
Objective: This article aims to study the contribution of the case method to the teaching-learning of Judicial Recovery.
Methodology: The methodology used was the investigation of the bibliographic type, with pure research of qualitative, descriptive and exploratory approach regarding the objectives.
Results: It is concluded that the case method is a teaching-learning tool that provides students not only the opportunity to know the text of the Bankruptcy Law and the theories on the subject, but to acquire the ability to apply the theoretical knowledge, solve the concrete cases of professional reality, through the stimulation of creativity and reflexive capacity of students and the development of cognitive skills.
Contributions: The present work is based on the observation that the teaching of judicial recovery must go beyond the study of theories and norms in the classroom to enable students in the practical application of this institute. It is proposed the use of the case method as a strategy of approximation between the contents taught in class of the professional practice of Business Law, complementing the expository classes as a method of transmission of knowledge. The article also brings modern theories about knowledge and the feasibility of using the case method as a tool for obtaining cognitive skills.
Keywords: Judicial recovery; Legal Education; Case method; cognitive skills.
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DOI: http://dx.doi.org/10.26668/revistajur.2316-753X.v1i68.4507
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