A crise do direito do trabalho contemporâneo em face dos aplicativos de intermediação de trabalhadores

Amanda Montenegro Lemos de Arruda Alenca, André Luiz Ferreira Santos, Lililana Teixeira Franchini

Resumo


No mundo moderno, em que a tecnologia ocupa um local de destaque nas relações humanas, cabe pensar em como conciliar as novas formas de trabalho emergentes dessa interação, e a proteção aos direitos sociais; não apenas sob o viés trabalhista, como também previdenciário. Nesse cenário, as atividades laborais realizadas nas plataformas digitais, como ´crowdwork´ e trabalho ‘on-demand’, são exemplos concretos dessa necessidade de maior adequação dessa realidade e seus impactos no mundo do trabalho. Nesse contexto, é plenamente possível pensar em soluções de ordem legislativa que venham a compatibilizar essa interação entre trabalho e tecnologia. O objetivo desse artigo é refletir sobre o processo de automação e os seus impactos na relação de trabalho. A metodologia adotada será a pesquisa bibliográfica e a análise de jurisprudências concernentes à temática pesquisada.


Palavras-chave


Tecnologia; Impactos; Mundo do Trabalho; Automação; Plataformas digitais.

Texto completo:

PDF

Referências


BARROS, Alice Monteiro de. Curso de Direito do Trabalho. 4ª Edição: São Paulo, LTR, 2008.

BRASIL. Lei n° 13.709, de 14 de agosto de 2019 – Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13709compilado.htm. Acesso em: 20 de julho de 2020.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei. Regula o disposto no inciso XXVII, do art. 7º, da Constituição Federal, que estabelece o direito de o trabalhador urbano e rural ter “proteção em face da automação, na forma da lei”. Disponível em: . Acesso em: 10 de julho de 2020.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível: . Acesso em: 10 de julho de 2020;

CUEVA, Mario de la, El nuevo derecho mexicano del trabajo. México: Editorial Porrúa, 1972.

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL OPERADOR DE ROBÔ DE SOLDAGEM. Disponível em: < https://metalurgia.sp.senai.br/curso/57821/119/operacao-e-programacao-de-robo-de-soldagem>. Acesso em: 13 de julho de 2020.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Míni Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. 8 ed. Curitiba: Positivo, 2010.

FREDIANI, Yone. Relações de trabalho no terceiro milênio e seus reflexos no mercado de trabalho: A valorização do trabalho autônomo e a livre-iniciativa. Porto Alegre: Magister, 2015.

GODINHO DELGADO, MAURICIO. Curso de Direito do Trabalho. 14 Edição. São Paulo: LTR, 2015.

MURADAS, Daniela; PINTO, Roberto Parahyba de Arruda. Entre Memórias e Memoriais: Olhares da Advocacia sobre a Reforma Trabalhista. Belo Horizonte: Editora RTM, 2018.

OITAVEN, Juliana Carreiro Corbal (et all). Empresas de transporte, plataformas digitais e a relação de emprego: um estudo do trabalho subordinado sob aplicativos. Brasília: Ministério Público do Trabalho, 2018.

PAGANI, Marcela; MIRAGLIA, Livia Mendes Moreira; FINELLI, Lília Carvalho (et all). Direito do trabalho Simplificado, Editora RTM, 2016.

KALIL, Renan Bernardi; MENDES, René. Novas Formas de Trabalho no Capitalismo de Plataforma. Disponível em: http://www.iea.usp.br/midiateca/video/videos-2020/novas-formas-de-trabalho-no-capitalismo-de-plataforma. Acesso em 21 de setembro de 2020.

GUIMARÃES, Ricardo Pereira de Freitas. Homens Sonhos e o Trabalho sobre um Futuro Próximo. Disponível em: https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/homem-sonhos-e-o-trabalho-reflexoes-sobre-um-futuro-proximo/. Acesso em: 25 de agosto de 2020.

SOUTO, Valdete Severo; SOUTO MAYOR, Jorge Luiz (org.).1ª edição, Porto Alegre – São Paulo AATSP: Editora Sensus, 2017.




DOI: http://dx.doi.org/10.21902/rbp.v12i2.5749

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Rev. Bras. Prev, Curitiba, Paraná, Brasil. eISSN: 2317-0158

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.