ALTERNATIVAS PARA ANÁLISE DE RISCO E RETORNO DOS ATIVOS FRENTE ÀS NECESSIDADES DE RESERVAS ATUARIAIS E COBERTURA DE PASSIVOS

EDSON DAMASIO MELLO, MARCUS VINICIUS MOREIRA ZITTEI, LEONARDO FABRIS LUGOBONI, ITZHAK DAVID SIMÃO KAVESKI

Resumo


O objetivo deste artigo é analisar a capacidade dos ativos e investimento garantirem as reservas técnicas no setor de seguros. A complexidade dos cálculos para formação das reservas técnicas, o processo de análise para validação da cobertura é importante e uma ferramenta para os gestores que buscam alternativas para validação dos Ativos que fazem frente à necessidade de reservas. A instituição de Seguro e Previdência que se destina a garantir segurança a seus clientes deve ser sólida, possuir liquidez e garantir que seus ativos financeiros possam garantir suas reservas e cumprir com suas obrigações de interesse público. Uma instituição que se destina a garantir segurança a seus clientes deve ser ela própria segura.


Palavras-chave


Seguros; Desempenho; Aspectos Econômicos; Análise de Risco e Retorno dos Ativos; Análise de Solvência

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Conselho Nacional de Seguros Privados – CNSP. Resolução nº 08 de 21 de Julho de 1089. Dispõe sobre a margem de solvência e ativo liquida das sociedades seguradoras.

Conselho Nacional de Seguros Privados – CNSP. Resolução nº 40 de 08 de Dezembro de 2000. Estabelece o cálculo dos Limites Técnicos das Sociedades Seguradoras, e da outras providências.

FIGUEIREDO, Sandra Maria Aguiar de. Contribuição ao Estudo de um estudo de um sistema de avaliação de desempenho em empresas de seguro, enfoque na gestão econômica. 1991. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991.

FLORENTINO, Américo Mateus. Análise de Balanço para Companhias de Seguro. São Paulo: Editora de manuais técnico de seguro, 1976.

AZEVEDO, Gustavo Henrique W. Seguros, Matemática Atuarial e Financeira. Editora Saraiva, 2008.

SOUZA, Silney de. Seguros, Contabilidade, Atuária e Auditoria. Editora Saraiva 2007, Segunda Edição Revista e Atualizada.

RODRIGUES, José Ângelo, Gestão de Risco Atuarial, Editora Saraiva, 2008.

BEJAMIN, B. General Insurance, London. W. Heinemann, 1977.




DOI: http://dx.doi.org/10.21902/rbp.v5i1.4729

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Rev. Bras. Prev, Curitiba, Paraná, Brasil. eISSN: 2317-0158

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.