ALTERNATIVAS PARA ANÁLISE DE RISCO E RETORNO DOS ATIVOS FRENTE ÀS NECESSIDADES DE RESERVAS ATUARIAIS E COBERTURA DE PASSIVOS
Résumé
O objetivo deste artigo é analisar a capacidade dos ativos e investimento garantirem as reservas técnicas no setor de seguros. A complexidade dos cálculos para formação das reservas técnicas, o processo de análise para validação da cobertura é importante e uma ferramenta para os gestores que buscam alternativas para validação dos Ativos que fazem frente à necessidade de reservas. A instituição de Seguro e Previdência que se destina a garantir segurança a seus clientes deve ser sólida, possuir liquidez e garantir que seus ativos financeiros possam garantir suas reservas e cumprir com suas obrigações de interesse público. Uma instituição que se destina a garantir segurança a seus clientes deve ser ela própria segura.
Mots-clés
Texte intégral :
PDF (Português (Brasil))Références
BRASIL. Conselho Nacional de Seguros Privados – CNSP. Resolução nº 08 de 21 de Julho de 1089. Dispõe sobre a margem de solvência e ativo liquida das sociedades seguradoras.
Conselho Nacional de Seguros Privados – CNSP. Resolução nº 40 de 08 de Dezembro de 2000. Estabelece o cálculo dos Limites Técnicos das Sociedades Seguradoras, e da outras providências.
FIGUEIREDO, Sandra Maria Aguiar de. Contribuição ao Estudo de um estudo de um sistema de avaliação de desempenho em empresas de seguro, enfoque na gestão econômica. 1991. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991.
FLORENTINO, Américo Mateus. Análise de Balanço para Companhias de Seguro. São Paulo: Editora de manuais técnico de seguro, 1976.
AZEVEDO, Gustavo Henrique W. Seguros, Matemática Atuarial e Financeira. Editora Saraiva, 2008.
SOUZA, Silney de. Seguros, Contabilidade, Atuária e Auditoria. Editora Saraiva 2007, Segunda Edição Revista e Atualizada.
RODRIGUES, José Ângelo, Gestão de Risco Atuarial, Editora Saraiva, 2008.
BEJAMIN, B. General Insurance, London. W. Heinemann, 1977.
DOI: http://dx.doi.org/10.21902/rbp.v5i1.4729
Renvois
- Il n'y a présentement aucun renvoi.
Ce(tte) œuvre est mise à disposition selon les termes de la Licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Rev. Bras. Prev, Curitiba, Paraná, Brasil. eISSN: 2317-0158
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.