TRABALHO DECENTE NA PINTURA OPERÁRIOS (1933), DE TARSILA DO AMARAL

RAFAELA VARGAS CANDIDO RODRIGUES GOULART, LUCIANA DE ABOIM MACHADO

Resumo


A tela Operários (1933) de Tarsila do Amaral transmite para o espectador, por meio de cores e formas geométricas, a visão artística sobre o trabalho. A expressão é centrada na pessoa, uma vez que a tela é ocupada por rostos humanos. As feições e olhares exprimem os sentimentos vivenciados pelos trabalhadores na década de 30 no Brasil. A arte e o direito são manifestações culturais. Possuem signos e significados transmitidos por linguagem verbal e não verbal que possibilita a conexão entre eles e a construção de uma sociedade mais justa, com o trabalho desenvolvido de forma decente. Para tanto, este estudo utiliza do método fenomenológico, que se envolve em processo de observação e descrição, onde suspende-se das suposições e deixa que os fenômenos se revelem por si mesmo, para abordar a conexão entre a obra “Operários” que humaniza o trabalho ao representá-lo pictoricamente a partir da face de indivíduos, e a busca pelo trabalho decente.  A fim de compreender a importância desta arte (Operários, 1933) na construção do valor jurídico “trabalho decente” deste contexto histórico e prospecções da arte para o direito.


Palavras-chave


Arte e Direito; Trabalho Decente; Justiça Social; Valores; Tarsila do Amaral.

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DOI: http://dx.doi.org/10.21902/RevPercurso.2316-7521.v2i50.7767

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