AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIA NO DOMÍNIO DE LINGUA ESTRANGEIRA: UMA APLICAÇÃO PROFISSIONAL MEDIADA POR RUBRICA

Aline Vieira Velozo, Maria do Carmo Duarte Freitas

Resumo


Avaliação por competência tem sido muito discutida no mundo todo. No ensino de língua estrangeira, algumas empresas certificadoras de domínio de idiomas já utilizam esse método de avaliação. Uma aplicação desse tipo, mediada por rubrica, foi validada para turmas de Inglês Aplicado aos Serviços Turísticos em Curitiba, Paranaguá e Foz do Iguaçu. Discute o modelo utilizado no processo de avaliação das competências adquiridas pelos profissionais formados nos cursos de idiomas ofertados pelo programa de qualificação Pronatec Copa Empresa, que prepara profissionais de áreas correlatas ao receptivo turístico brasileiro para a chegada dos turistas que virão para a Copa do Mundo 2014. Com o objetivo de propor um modelo de avaliação de aprendizagem profissional baseada em competência mediada por uma rubrica sobre o domínio de línguas estrangeiras nos cursos, foi feita pesquisa qualitativa e exploratória, utilizando métodos de pesquisa bibliográfica e análise documental, entrevista, observação e aplicação de questionário. Obteve resultados aceitáveis na equivalência dos resultados da aplicação do modelo com os meios tradicionais de avaliação e os dados obtidos por observação e entrevistas, atendendo assim aos objetivos propostos. A qualificação oferecida pelo Pronatec Copa poderá, além de servir para a Copa do Mundo de 2014, promover melhorias à população das cidades-sede, proporcionando melhorias na inclusão social dos beneficiados pelos programas e o modelo de avaliação poderá ser um instrumento de acompanhamento da utilização e do aproveitamento de recursos investidos pelo Governo Federal brasileiro para este propósito.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.21902/RevPercurso.2316-7521.v4i45.1111

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


PERCURSO, e-ISSN: 2316-7521

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.