CARREIRAS JURÍDICAS: DESAFIOS PÓS-PANDEMIA

ANTONIO EVANGELISTA DE SOUZA NETTO, FLÁVIA JEANE FERRARI, MARCIANITA LOPATA DE LIMA

Resumo


OBJETIVOS DO TRABALHO

 

O trabalho desenvolvido pelos autores tem por objetivo demonstrar os desafios da atuação do profissional do Direito no exercício da advocacia bom como as demais carreiras jurídicas seguindo os protocolos necessários em virtude da pandemia, e os reflexos nos pós pandemia.

 

METODOLOGIA UTILIZADA

 

Identificou-se que o método aplicado à investigação na pesquisa realizada pelos autores estudado foi o dedutivo, com abordagem qualitativa e a pesquisa se desenvolve por meio de bibliografias específicas sobre o assunto. Partindo de algumas premissas estruturadas de maneira lógica e racional, os autores chegaram a sua conclusão e contribuição à solução do problema.

 

REVISÃO DE LITERATURA

 

É indiscutível que a Pandemia do Covid-19, trouxe mudanças, até então inimagináveis, sem planejamento prévio o mundo parou e em tempo recorde reaprendeu a trabalhar, mesmo vivendo em um período de medo, e lutando contra um inimigo invisível, foi necessário a reinvenção do trabalho, e todas as profissões, porém, neste artigo, os autores demostram essa mudança e seus impactos para os operadores do direito.

Desta forma, os advogados foram forçados a mudar seus hábitos de trabalho reduzindo custos, otimizando serviços e expandindo a base de clientes trabalhando em casa. No entanto, ainda há incerteza se após esse período, os advogados estarão acostumados a utilizar essas novas tecnologias para desenvolver suas atividades de forma eficiente, ainda que ausente o contato pessoal.

Advogados que trabalhavam em escritórios de representação em outras regiões tiveram a parceria encerrada, o que levou diretamente a uma redução na receita, e outros profissionais mais experientes estão acostumados com métodos manuais, ou seja, próximo dos clientes,  ainda procuram se adaptar ao mundo tecnológico para que suas atividades não parem por causa da pandemia e se preparem para a realidade pós pandemia, conforme, Leite (2020) corrobora que:

 

Muitos percebem neste novo cenário a possibilidade de reduzir custos, otimizar os atendimentos e ampliar a carteira de clientes com virtualização do trabalho. Mas também surgem as lacunas e vazios que ainda não sabemos como serão preenchidos. Advogados que trabalhavam representando escritórios de outras regiões encerraram suas parcerias e, consequentemente, perderam receita. Outros, mais experientes e acostumados a uma advocacia mais artesanal e próxima do cliente, ainda tentam se encontrar neste novo mundo que encurtou distância, mas, sem sombra de dúvidas se tornou um tanto quanto frio sem o corpo a corpo tão peculiar existente entre cliente e advogado(a). (LEITE, 2020)

 

O poder judiciário também buscou alternativas para que o trabalho não cessasse por completo, e também para que a população não fique sem o amparo da tutela jurisdicional.

Portanto, o governo e o sistema judiciário decidiram incentivar Teletrabalho, acesso à educação a distância, audiência e reuniões virtuais A videoconferência incentiva a automação do processo devido a novos processos judiciais Só pode ser arquivado eletronicamente ou digitalmente como um processo físico. Está sendo digitalizado e migrado para essas plataformas virtuais, em Disposições da Lei nº 11.419 / 2006 e Normas da Justiça Brasileira.

Deve-se notar que a pandemia COVID-19 apenas acelerou este processo A informatização do Judiciário será realizada gradativamente a partir deste ano Em 2006, os profissionais do direito tiveram direito aos recursos técnicos previstos para o projeto Trabalhe por meio de desenvolvimento remoto, como videoconferência, sistemas de programa eletrônica e digital, salas de reunião virtuais, bibliotecas e livros virtuais (e-books), canais diálogo e outras ferramentas que facilitam muito o  desenvolvimento da Atividade.

 

RESULTADOS OBTIDOS OU ESPERADOS

 

A partir da análise dos dados coletados foi possível verificar que uma grande revolução digital passou a ser realidade e, pode ser perfeitamente aplicável na rotina do trabalho, mesmo após pandemia.

Vale ressaltar que para que isso ocorra de forma eficiente todos os operadores de direito devem buscar conhecimento das ferramentas digitais pois essa vai ser a nova realidade. 

Considerando todo exposto, é possível afirmar que a rotina dos operadores de direito não será mais a mesma, o protocolo físico será apenas uma recordação.

 

TÓPICOS CONCLUSIVOS

 

A partir da análise tecida acerca da leitura, fica evidente que uma grande revolução digital ocorreu por ocasião da pandemia, um projeto de digitalização e informatização que andava a passos lentos, foi implantado em tempo recorde, e que embora isso tenha causado inicialmente perca de renda para os advogados, ao longo do tempo vai trazer grandes benefícios e celeridade para todos.

Texto completo:

PDF

Referências


MORAES, Eliane Beck; AZOLINI, Rafael Arduini, CARREIRAS JURÍDICAS: DESAFIOS PÓS-PANDEMIA, Anais UniCathedral, Disponível em: < http://periodicos.unicathedral.edu.br/anais/article/view/613, acesso em 25/09/2021.

LEITE, Itallo Gustavo de Almeida. Ponto na Curva. A advocacia pós pandemia. Para onde e como vamos?. Disponível em: 24 jul. 2020. Acesso em: 01 nov. 2020.




DOI: http://dx.doi.org/10.21902/RevPercurso.2316-7521.v3i41.5566

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


PERCURSO, e-ISSN: 2316-7521

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.