A IMPORTÂNCIA DAS AÇÕES AMBIENTAIS DO LEILOEIRO EM PROL DA SOCIEDADE: LEILÕES VERDES – VEÍCULOS E SUCATA
Resumo
Objetivo: O objetivo principal deste estudo foi identificar a importância das ações ambientais do leiloeiro em prol da sociedade, através do Leilão Verde.
Metodologia: A metodologia aplicada neste estudo foi a revisão bibliográfica e pesquisa documental.
Resultados: Essa pesquisa evidenciou que a quantidade de veículos apreendidos em pátios de delegacias e quartéis das Polícias Civil e Militar são um problema recorrente ao meio ambiente e a saúde. Os espaços, que deveriam ser usados exclusivamente como estacionamento, acabam se tornando grandes depósitos de automóveis em decomposição, o que leva à proliferação de doenças, como a dengue, além de se tornarem espaços para roedores e serpentes, o que gera um grave problema ambiental.
Contribuições: Propõe-se a realização de leilões, chamados Leilões Verdes, de todos esses veículos e sucatas armazenados nos pátios, com a intenção de reduzir os custos de armazenagem do Estado, eliminar focos de doenças e sobretudo interromper o dano ao meio ambiente por agressão ao solo pela ferrugem e vazamento de fluidos, como óleo e combustíveis. A ação também gera vantagens para a economia local, com a reciclagem de plásticos e materiais ferrosos, pois raramente esses veículos estão em condição de retorno à circulação, mas podem servir para a reciclagem de plásticos e outros materiais. Esses leilões não geram praticamente nenhum lucro financeiro, mas o interesse da ação é manter a cidade limpa e ajudar o Estado.
Palavras-chave: Ação Ambiental; Veículos e Sucatas; Leilões verdes.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.21902/RevPercurso.2316-7521.v2i40.5468
Apontamentos
- Não há apontamentos.
PERCURSO, e-ISSN: 2316-7521
Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181