O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DO DIREITO: APLICAÇÃO DO MÉTODO ROLE PLAY EM UMA FACULDADE DO CENTRO-SUL DO PIAUÍ

Antonio Jorge PEREIRA JÚNIOR, Francisco Einstein Sepúlveda De HOLAND, Cristiane Santana De Sousa LOPES

Résumé


Objetivo: O presente artigo tem como objetivo analisar a aplicação das metodologias ativas no ensino jurídico, especificamente, a utilização do método role play no curso de direito do Instituto de Educação Superior Raimundo Sá (IESRSA), instituição privada, localizada no Centro-sul do estado do Piauí.  O estudo toma como base a experiência dos alunos da disciplina de Direito Processual II, que desde o ano de 2009 realizam a simulação do Tribunal Popular do júri. A temática proposta visa verificar a eficácia do método role play aplicado no ensino jurídico da Faculdade RSá.

Metodologia: A pesquisa pauta-se, primeiramente, em uma análise bibliográfica e conceitual sobre as metodologias ativas e sua utilização no ensino do Direito, realizando, posteriormente, o exame quantitativo e qualitativo por meio da aplicação de um questionário respondido pelos alunos que participaram da simulação do Tribunal do Júri no semestre 2021.2, delineando um panorama sobre a eficiência do método para o aprendizado do conteúdo jurídico.

Resultados: O role play apresenta-se como um meio de dinamizar as aulas, considerando a dimensão prática do Direito e posicionando os alunos como protagonistas de seu próprio aprendizado, para que os mesmos desenvolvam seu conhecimento, não só teórico, mas também prático e pessoal.

Contribuições: A principal contribuição do presente estudo consiste em identificar a eficiência resultante da aplicação do método role play como ferramenta para a transmissão do conhecimento, de modo específico, no ensino jurídico. De modo que possa ser usado para despertar um maior dinamismo dos alunos na interpretação das normas jurídicas apresentadas durante o curso de Direito, e sua consequente aplicação às situações que lhes forem apresentadas durante sua vivência profissional.

Palavras-chave: Metodologias ativas. Ensino jurídico. Role play. Tribunal do júri. IESRSA.

ABSTRACT

Objective: This article aims to analyze the application of active methodologies in legal education, specifically, the use of the role play method in the law course of the at Raimundo Sá Higher Education Institute, a private institution located in the Center-South of Piauí. The study is based on the experience of students in the subject Procedural Law II, who since 2009 have performed the simulation of the Jury's Popular Court. The proposed theme aims to analyze the effectiveness of the Role Play method applied in teaching Law at Faculdade RSá.

Methodology: The research is based, firstly, on a bibliographical and conceptual analysis on the use of active methodologies and their use in the teaching of Law, later carrying out the quantitative and qualitative examination through the use of a questionnaire answered by the students who participated in the simulation of the Jury Court in the semester 2021.2, outlining an overview of the efficiency of the method for learning the legal content.

Results: Role Play presents itself as a means of streamlining classes, considering the practical dimension of Law and framing students as protagonists of their own teaching and learning, so that they develop their knowledge, not only theoretical, but also practical and personal.

Contributions: The main contribution of the present study is to identify the efficiency resulting from the application of the role play method as a tool for the transmission of knowledge, specifically, in legal education. So that it can be used to awaken greater dynamism in students in the interpretation of legal norms presented during the course of law, and their consequent application to the situations that are presented to them during their professional experience.

Keywords: Active methodologies; Legal education; Role Play; Jury court; IESRSA.

 


Mots-clés


Metodologias ativas; Ensino jurídico; Role play; Tribunal do júri; IESRSA; ABSTRACT

Texte intégral :

PDF (Português (Brasil))

Références


ALMEIDA, Marcella Pinto. Política pública educacional na área do direito: a reestruturação do processo de ensino-aprendizagem Jurídico a partir da abordagem dialógica com a arte. Dissertação de Mestrado. UNIFACS. Salvador, 2018. Disponível em: https://tede.unifacs.br/bitstream/tede/670/2/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20final%20MDGPP%20-%20Marcella%20Pinto%20de%20Almeida%20-%20versa%cc%83o%20homologada.pdf. Acesso em: 21 dez. 2021.

BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Seminário: Ciências Sociais e Humanas, n 32. p. 25-40, 2011. Disponível em: http://www.proiac.uff.br/sites/default/files/documentos/berbel_2011.pdf . Acesso em: 29 nov. 2021.

BRASIL. Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional. LDBEN, nº 9.394. Brasília: Câmara Federal, 1996.

BRITTO, M.; DUARTE, R. F. (2016). Considerações sobre o ensino jurídico: entre o discurso e a tradição. Revista de Pesquisa e Educação Jurídica, 2(2), 64-84. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/1292 . Acesso em: 17 dez. 2021.

COMPARATO, Fábio Konder. Reflexões sobre o Método do Ensino Jurídico. Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. v. 74. 1979. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rfdusp/article/view/66874 . Acesso em: 18 dez. 2021.

DE MELO, C. E. S. Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem no Curso de Direito: Breves Relatos da Experiência na Faculdade Ages. Revista de Graduação USP, [S. l.], v. 3, n.2, p. 107-112, 2018. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v3i2p107-112. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gradmais/article/view/147920. Acesso em: 22 dez. 2021.

DORIGON, A.; SOUZA, H. A. de. A efetividade das técnicas de metodologias ativas no ensino do curso de direito. Rev. Ciênc. Juríd. Soc. UNIPAR. Umuarama. v. 22, n. 1, p. 23-47, jan./jun. 2019. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/juridica/article/view/7861. Acesso em: 13 dez. 2021.

FRANCISCHETTO, Gilsilene Passon Picoretti; PINHEIRO, Priscila Tinelli. Para além da aula jurídica tradicional: análise da formação pedagógica dos professores de direito como um caminho possível. Revista Jurídica. vol. 02, n° 51. Curitiba, 2018. p. 341-366. Disponível em: http://revista.unicuritiba.edu.br/index.php/RevJur/article/view/2813 . Acesso em: 20 dez. 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GHIRARDI, José Garcez (org.). Métodos de Ensino em Direito: conceitos para um debate. São Paulo: Saraiva, 2009.

GORDILLO, Agustin. El Metodo en Derecho. 2a edición, Buenos Aires, FDA, 2012.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estimativa populacional IBGE. Brasília, 2020. p. 19.

LIMA, Stephane Hilda Barbosa. Formação jurídica, metodologias ativas de ensino e a experiência da graduação da escola de direito de São Paulo (FGV Direito SP). Dissertação de Mestrado (2018). Disponível em: https://www.repositoriobib.ufc.br/000045/000045b3.pdf. Acesso em 22 dez. 2021.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CES nº 9, de 24 de setembro de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Direito e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces09_04.pdf. Acesso em: 18 dez. 2021.

MORIN, Edgar. La méthode 3: la connaissance de la connaissance. Paris: Seuil; 1990.

SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 10 ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/revistajur.2316-753X.v3i75.5724

Renvois

  • Il n'y a présentement aucun renvoi.




Revista Jurídica e-ISSN: 2316-753X

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.