EXTENSÃO, UNIVERSIDADE E CONSTITUIÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DA COZINHA COMUNITÁRIA DO BAIRRO BELA VISTA, FORTALEZA-CE

Francisco Tarcisio Rocha GOMES JUNIOR, Cristiano da Silva ROCHA

Abstract


Objetivos: O objetivo geral deste trabalho é compreender, por meio de uma pesquisa empírica que utiliza questionário virtual, a percepção dos alunos da disciplina Direito Constitucional 1 a respeito da extensão universitária na Cozinha Comunitária do bairro Bela Vista na cidade de Fortaleza, Ceará e sua relação com a constituição.

Metodologia: Como metodologia foi utilizada aplicação de questionário, conforme Marconi e Lakatos (2015), os questionários foram disponibilizados para os estudantes por meio online após a intervenção extensionista da disciplina Direito Constitucional 1 na comunidade no dia 23 de novembro de 2023.

Resultados: Conforme 85,7% dos colaboradores, o direito formal em muitos casos não apresenta materialidade. Em relação com as disciplinas, sobretudo a disciplina de Direito constitucional, foram apresentados diversos autores como Haberle (1997) e Hesse (1991), enfatizando que todos deviam ter acesso ao conhecimento dos seus direitos.

Contribuição: Dentro do mesmo referencial teórico, é possível enfatizar que a participação da população na política e nas decisões fundamentais pelo menos 60% das respostas mencionaram tais aspectos e 100% apresentaram raciocínios que relacionam a prática com o reconhecimento das desigualdades e contradições e os elementos teóricos da constituição.

Palavras-chave: Curricularização da extensão; Percepção; Direito constitucional.

ABSTRACT

Objectives: The general objective of this work is to understand, through empirical research that uses a virtual questionnaire, the perception of students of the discipline Constitutional Law 1 about the university extension in the Community Kitchen of the Bela Vista neighborhood in the city of Fortaleza, Ceará and its relationship with the constitution.

Methodology: A questionnaire was used as a methodology, according to Marconi and Lakatos (2015), the questionnaires were made available to students online after the extension intervention of the Constitutional Law 1 discipline in the community on November 23, 2023.

Results: According to 85.7% of employees, formal law in many cases is not enought for social change. In relation to the subjects, especially the subject of Constitutional Law, several authors were presented, such as Haberle (1997) and Hesse (1991), emphasizing that everyone should have access to knowledge of their rights.

Contribution: It is possible to emphasize that the population's participation in politics and fundamental decisions, at least 60% of the students’ responses mentioned such aspects and 100% presented reasoning that relates the practice to the recognition of inequalities and contradictions and the elements constitutional theorists.

Keywords: Extension curricularization; Perception; Constitutional Law.


Schlagworte


Curricularização da extensão; Percepção; Direito constitucional.

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DOI: http://dx.doi.org/10.26668/revistajur.2316-753X.v3i80.7015

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