A DEMOCRACIA, O DESENVOLVIMENTO E A BUSCA DO EQUILÍBRIO ENTRE O SER HUMANO E O MEIO AMBIENTE: BREVE COMPARATIVO DA CONSTITUIÇÃO DO EQUADOR DE 2008 E DA CONSTITUIÇÃO DO BRASIL DE 1988
Resumo
RESUMO
No presente trabalho quer se analisar, sob a égide da visão antropocêntrica predominante e da introdução da visão biocêntrica no novo constitucionalismo da América Latina, as considerações acerca do homem, do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável. A partir disso, verifica-se como seria possível atingir o desenvolvimento sustentável na sociedade democrática, através de um estudo comparativo das atuais Constituições do Equador e do Brasil. O método que será utilizado é o analítico dedutivo, mediante revisão bibliográfica e documental. Ao final, observa-se uma nova visão de como lidar com o meio ambiente que não a antropocêntrica, ou seja, através de uma visão biocêntrica nas democracias atuais.
PALAVRAS-CHAVE: Meio ambiente. Desenvolvimento sustentável. Democracia. Constituição Federal.
ABSTRACT
In this paper wants to analyze, under the aegis of the prevailing anthropocentric vision and the introduction of biocentric vision in the new constitutionalism in Latin America, considerations about man, the environment and sustainable development. From this, it appears as it would be possible to achieve sustainable development in democratic society, through a comparative study of the present Constitutions of Ecuador and Brazil. The method to be used is the deductive analytical by bibliographical and documentary review. At the end, there is a new vision of how to deal with the environment than anthropocentric, ie through a biocentric vision in today's democracies.
KEYWORDS: Environment; Sustainable development; Democracy; Federal Constitution.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.26668/revistajur.2316-753X.v2i43.1825
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Revista Jurídica e-ISSN: 2316-753X
Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181