FILMES DE ANIMAÇÃO: MODELAGEM INFORMACIONAL PARA RECUPERAÇÃO E USO NAS PRÁTICAS DIDÁTICAS
Resumen
RESUMO:
Trata da elaboração de um modelo de indexação para o processamento informacional de filmes de animação, oferecendo subsídios para a o uso da animação em sala de aula como recurso informacional, a proposta é estabelecer um esquema de metadados que proporcione a recuperação do filme adequado baseado no seu conteúdo e nos conceitos aplicáveis. A pesquisa baseia-se na análise do conteúdo informacional de filmes de animação e no estudo empírico da sua utilização em sala de aula por professores especialistas. Como proposta preliminar, apresenta a aplicabilidade das modalidades de metadados propostos em um filme de animação. Ficando sua implementação em meio digital e aplicação de uma metodologia de ontologia e oferta em redes colaborativas via internet.
Palavras-chave: Filmes de animação. Documento áudio-visual. Recuperação de informação. Recurso Informacional. Metadados. Filmes em sala de aula.
ABSTRACT:
This is the index for the informational processing model of animated films, offering subsidies for use of animation in the classroom as an informational resource. The proposal is to
establish a metadata schema, which provides the recovery of suitable film based on its content and concepts applicable. Research based on the analysis of the informational content of
animated films and empirical study of its use in the classroom by specialist teachers. Shows the applicability of the proposed methods of metadata in the animated film. Its implementation in digital media and application of a methodology for ontology and offer in collaborative networks.
Keywords: Animated films. Document audio-visual. Information retrieval. Informational resource. Metadata. Movies in the classroom.
Trata da elaboração de um modelo de indexação para o processamento informacional de filmes de animação, oferecendo subsídios para a o uso da animação em sala de aula como recurso informacional, a proposta é estabelecer um esquema de metadados que proporcione a recuperação do filme adequado baseado no seu conteúdo e nos conceitos aplicáveis. A pesquisa baseia-se na análise do conteúdo informacional de filmes de animação e no estudo empírico da sua utilização em sala de aula por professores especialistas. Como proposta preliminar, apresenta a aplicabilidade das modalidades de metadados propostos em um filme de animação. Ficando sua implementação em meio digital e aplicação de uma metodologia de ontologia e oferta em redes colaborativas via internet.
Palavras-chave: Filmes de animação. Documento áudio-visual. Recuperação de informação. Recurso Informacional. Metadados. Filmes em sala de aula.
ABSTRACT:
This is the index for the informational processing model of animated films, offering subsidies for use of animation in the classroom as an informational resource. The proposal is to
establish a metadata schema, which provides the recovery of suitable film based on its content and concepts applicable. Research based on the analysis of the informational content of
animated films and empirical study of its use in the classroom by specialist teachers. Shows the applicability of the proposed methods of metadata in the animated film. Its implementation in digital media and application of a methodology for ontology and offer in collaborative networks.
Keywords: Animated films. Document audio-visual. Information retrieval. Informational resource. Metadata. Movies in the classroom.
Texto completo:
PDF (Português (Brasil))DOI: http://dx.doi.org/10.21902/RevPercurso.2316-7521.v1i14.853
Enlaces refback
- No hay ningún enlace refback.
PERCURSO, e-ISSN: 2316-7521
Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.