REFORMA DO ENSINO MÉDIO: OS IMPACTOS DA NOVA FORMAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES NO DIREITO SOCIAL À EDUCAÇÃO

Laura Carneiro SILVA

Abstract


OBJETIVOS DO TRABALHO

O objetivo geral do trabalho é analisar os possíveis impactos, que serão gerados pela reforma, para os estudantes e futuros profissionais no que se refere a capacidade reflexiva e crítica. Como objetivos específicos do trabalho, enumeram-se os seguintes: a) analisar os textos e propagandas, que estão sendo vinculados nas mídias, sobre o tema-problema; b)verificar as matérias que estão sendo implementadas e as que estão sendo retiradas; c) levantar as possíveis consequências para os estudantes; d) investigar os possíveis impactos para a economia; e)entrevistar educadores buscando a perspectiva e opinião sobre determinado tema; f)observar se haverá diferença na reforma para o ensino público e privado; g)constatar como serão instauradas as escolas em tempo integral; h)comparar a educação brasileira com a educação internacional. O projeto de pesquisa busca esclarecer o que está sendo proposto na reforma do ensino médio. A qual se tornou um tema muito discutido entre os educadores por apresentar um caráter tecnicista, de modo com que os jovens não tenham a obrigatoriedade de estudarem determinadas matérias reflexivas, dificultando a prática do desenvolvimento de um senso crítico. Segundo Daniel Cara, coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, a reforma do ensino médio é um retorno piorado da década de 90. De acordo com suas afirmações é possível inferir que a reforma do ensino médio,assim como na década de 90, trará uma educação incompleta, já que matérias básicas serão dadas de forma supérflua e o ensino técnico será de baixa qualidade.




DOI: http://dx.doi.org/10.21902/RevPercurso.2316-7521.v3i22.2659

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PERCURSO, e-ISSN: 2316-7521

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