PROGRAMA REDUZIDO DE MINDFULNESS: MANEJO DO ESTRESSE E AUXÍLIO NO APRENDIZADO DE ALUNOS DE MEDICINA

Maria Cristina de oliveira Santos MIYAZAKI, Patricia Maluf CURY, Pedro Henrique Correia VILELA, Fernanda do Nascimento Pessato QUESSADA

Resumo


A formação médica está associada a estresse, instabilidade e desgaste emocional, que por sua vez contribuem para déficit de atenção, baixo rendimento acadêmico e aumento à vulnerabilidade para problemas psíquicos.

Objetivo: avaliar sintomas de estresse, atenção concentrada e autopercepção de estudantes de medicina pré e pós-participação em programa reduzido de Mindfulness (5 sessões).

Metodologia: estudo quase experimental, quali e quantitativo, com alunos de medicina que responderam a Questionários (inicial e final), Inventário de Sintomas de Stress para adultos de LIPP-ISSL, Freiburg Mindfulness Inventory – FMI, Teste de Atenção Concentrada – TEACO-FF antes e após a participação no programa. Para análise de dados adotou-se nível de significância p<0,05.

Resultados: concluíram o programa 34 acadêmicos, 73,5% (n = 25) do sexo feminino, 9 (26,47%), com média de idade de 22,8 anos (± 3,87). Houve redução significante do estresse (p = 0,0017), aumento significante da atenção (p = 0,0017) e dos fatores presença (p = 0,0017), aceitação (p = 0,0160) e total (p = 0,0041) de mindfulness.

Contribuições: Houve redução significativa do estresse, bem como a melhora da atenção concentrada e do fator presença e aceitação após programa reduzido de mindfulness.

Palavras-chave: Acadêmicos; Estresse; Atenção Concentrada; Mindfulness.

 

ABSTRACT

Medical training is associated with stress, instability and emotional exhaustion, which in turn contribute to attention deficit, low academic performance and increased vulnerability to psychic problems.

Objective: to evaluate symptoms of stress, focused attention and self-perception of medical students pre- and post-participation in a reduced Mindfulness program (5 sessions).

Methodology: quasi-experimental, qualitative and quantitative study, with medical students who answered Questionnaires (initial and final), LIPP-ISSL Stress Symptom Inventory, Freiburg Mindfulness Inventory – FMI, Concentrated Attention Test – TEACO-FF before and after participating in the program. For data analysis, a significance level of p<0.05 was adopted.

Results: 34 students completed the program, 73.5% (n = 25) were female, 9 (26.47%), with a mean age of 22.8 years (± 3.87). There was a significant reduction in stress (p = 0.0017), a significant increase in attention (p = 0.0017) and presence (p = 0.0017), acceptance (p = 0.0160) and total (p = 0) .0041) of mindfulness.

Contributions: There was a significant reduction in stress, as well as an improvement in focused attention and in the presence and acceptance factor after a reduced mindfulness program.

Keywords: Academics; Stress; Concentrated Attention; Mindfulness.


Palavras-chave


Acadêmicos; Estresse; Atenção Concentrada; Mindfulness.

Texto completo:

PDF

Referências


- Arnold, S. S & Carvalho, E.A (2015). Predomínio do Estresse em acadêmicos de Medicina. Revista UNINGÁ Review vol. 24, n.1, pp.85-89

- Carpena, M.X.; Menezes, C.B. (2018). Efeito da Meditação Focada no Estresse e Mindfulness Disposicional em Universitários, Psicologia: Teoria e Pesquisa, 34, 3441.

- McKerrow, Isla et al. “Trends in medical students' stress, physical, and emotional health throughout training.” Medical education online vol. 25,1 (2020): 1709278. doi:10.1080/10872981.2019.1709278

- Quek TT, Tam WW, Tran BX, et al. The Global Prevalence of Anxiety Among Medical Students: A Meta-Analysis. Int J Environ Res Public Health. 2019;16(15):2735. Published 2019 Jul 31. doi:10.3390/ijerph16152735

- Araújo, M. G. F. (2018). A saúde mental do estudante de medicina: uma análise durante a graduação. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, 3, 5:97-106.

- Chiesa, A., Malinowski, P. (2011). Mindfulness-based approaches: Are they all the same? Journal of Clinical Psychology, 67, 404-424.

- Rahal, G. M. (2018) Atenção plena no contexto escolar: benefícios e possibilidades de inserção. Psicologia Escolar e Educacional, 22, 2: 347-358.

- Gunaratana, H. (2005). A meditação da Plena Atenção. São Paulo: Edições Casa de Dharma.

- Hofmann SG, Gómez AF. Mindfulness-Based Interventions for Anxiety and Depression. Psychiatr Clin North Am. 2017;40(4):739-749. doi:10.1016/j.psc.2017.08.008

- Grabovac, A., Lau, M., & Willett, B. (2011). Mechanisms of Mindfulness: A buddhist psychological model. Mindfulness, 2, 3:154-166.

- Crauss, F, et al. (2017). Ruminação e habilidades de Mindfulness em praticantes e não praticantes de meditação. Psico, 48(4), 264-273.

- Tobias RB. Stress imStudium. PrävGesundheitsf, 8: 106–11, 2013.

- Franco C, et al. (2011). Exploring the effects of a mindfulness program for students of secondary school. International Journal of Knowledge Society Research. 2, 1:14-28.

- Beauchemin J, Hutchins TL, Patterson F. (2008). Mindfulness meditation may lessen anxiety, promote social skills, and improve academic performance among adolescents with learning difficulties. Complementary Health Practice Review; 13:34–45.

- Barragán, R., Lewis, S., & Palacio, J. E. (2007). Auto-perception of the changes in the intermediary attention deficits of university students in Barranquilla submitted to the attention self-control Mindfulness method. Revista Salud Uninorte, 23(2), 184

- Bostock, Sophie et al. “Mindfulness on-the-go: Effects of a mindfulness meditation app on work stress and well-being.” Journal of occupational health psychology vol. 24,1 (2019): 127-138. doi:10.1037/ocp0000118

- Lipp, M. N. (2005). Manual do inventário de sintomas de stress para adultos de Lipp (ISSL). Casa do Psicólogo, São Paulo.

- Bishop, S.R., et al. (2004). Mindfulness: A Proposed operational Definition. Clinical Psychology: Science and Practive, 230.

- Hirayama, M. S. et al. (2014). A percepção de comportamentos relacionados à atenção plena e a versão brasileira do Freiburg MindfulnessInventory. Ciência & Saúde Coletiva, 19, 9, 3899-3914. doi: 10.1590/1413-81232014199.12272013.

- Rueda, F. J. M., &Sisto, F. F. (2009). Teste de atenção concentrada – TEACO-FF. São Paulo: Casa do Psicólogo.

- Demarzo, M., Garcia-Campayo, J. & Colaboradores (Equipe Mente Aberta) (2018). Mindfulness-Based Health Promotion – Manual do Instrutor. São Paulo: Mente Aberta

- Williams M. & Penman D. (2010). Atenção Plena: Mindfulness. Rio de Janeiro: GMT Editores Ltda.

- Vandenberghe, L., Ana Carolina Aquino de Sousa, A. C. A. (2006). Mindfulness nas terapias cognitivas e comportamentais. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 2, 35-44.

- Silva LR, Stegun MHCG, Batista TES. (2016). Psicoterapia em clínica escola: razões para o abandono de tratamento. Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2016. DeVry Brasil. Recuperado em: www.even3.com.br/Anais/viimostradevry/33128-PSICOTERAPIA-EM-CLINICA-ESCOLA-RAZOES-PARA-O-ABANDONO-DE-TRATAMENTO.

- Regehr, C., Glancy,D. Pitts, A.,( 2013). Interventions to reduce stress in university students: A review and meta-analysis. Journal of Affective Disorders,148 (1), 1-11.

- Santos, A. F., & Alves Júnior, A. (2007). Estresse e estratégias de enfrentamento em mestrandos de ciências da saúde. Psicologia: Reflexão e Crítica, 20(1), 104-113.

- Sharf J. Meta-analysis of psychotherapy dropout. 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/307557461_Meta-analysis_of_Psychotherapy_Dropout

- Benetti SPC, Cunha, TRS. (2008). Abandono de tratamento psicoterápico: implicações para a prática clínica. Arq Bras Psicol; 60, 2:48-59.

- Lemstra M, Nwankwo C, Bird Y, Moraros J. Primary nonadherence to chronic disease medications: a meta-analysis. Dovepress 2018. Disponível em: https://www.dovepress.com/primary-nonadherence-to-chronic-disease-medications-a-meta-analysis-peer-reviewed-fulltext-article-PPA

- Botelho, F.F.R., Bergamo, I., Oliveira, M.C. de, Trevisan, F.B., Pacca, F.C., Fucuta, P., Pacca, C.C., Cury, P.M. (2017). Stress Level Assessment of Medical School Program and correlations betwenn Learning Styles and Teaching Methodologies. Med Ed Publish, 6, 22.

- Freitas JGA, Nielson SEDO, Porto CC. (2015). Adesão ao tratamento farmacológico em idosos hipertensos: uma revisão integrativa da literatura. Rev Soc Bras Clin Med 13, 1:75-84.

- Fan, Y., Tang, Y., & Posner, M. (2014). Cortisol level modulated by integrative meditation in a dose-dependent fashion. Stress Health, 30(1), 65-70.

- Greeson, J. M., Juberg, M. K., Maytan, M., James, K., & Rogers, H. (2014). A randomized controlled trial of koru: A mindfulness program for college students and other emerging adults. Journal of American College Health, 62(4), 222-233.

- Jain, S., Shapiro, S. L., Swanick, S., Roesch, S., Mills, P., Bell, I., & Schwartz, G. (2007). A randomized controlled trial of mindfulness meditation versus relaxation training: Effects on distress, positive states of mind, rumination, and distraction. Annals of Behavioral Medicine, 33(1), 12-21.

- Shearer, A., Hunt, M., Chowdhury, M., & Nicol, L. (2016). Effects of a brief mindfulness meditation intervention on student stress and heart rate variability. International Journal of Stress Management, 23(2), 232.

- Khoury, B., Lecomte, T., Gaudiano, B. A., & Paquin, K. (2013a). Mindfulness interventions for psychosis: A meta-analysis. Schizophrenia Research, 150, 176-84.

- Carmody, J., & Baer, R. A. (2008). Relationships between mindfulness practice and levels of mindfulness, medical and psychological symptoms and well-being in a mindfulness-based stress reduction program. Journal of Behavioral Medicine, 31(1), 23-33.

- Oman, D., Shapiro, S. L., Thoresen, C. E., Plante, T. G., & Flinders, T. (2008). Meditation lowers stress and supports forgiveness among college students: A randomized controlled trial. Jounal of American College Health, 56(5), 569-578.

- Shapiro, S. L., Brown, K. W., Thoresen, C., & Plante, T. G. (2011). The moderation of mindfulness-based stress reduction effects by trait mindfulness: Results from a randomized controlled trial. Journal of Clinical Psychology, 67(3), 267-277.

- Aguiar, S. M., Vieira, A. P. G. F., Vieira, K. M. F., Aguiar, S. M., & Nóbrega, J. O. (2009). Prevalência de sintomas de estresse nos estudantes de medicina. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 58(1), 34-38.

- Paulino, C., Prezotto, A., Frias, A., Bataglia, P., & Aprile, M. (2010). Sintomas de estresse e tontura em estudantes de pós-graduação. Revista Equilíbrio Corporal e Saúde., 2(1), 15-26.

- Lipp, M. N., & Malagris, L. N. (2001). O stress emocional e seu tratamento. Bernard Range. Artes Médicas, São Paulo.

- Ferreira, R.M., Badaro, A.C. (2018). Avaliação dos níveis de atenção concentrada (AC) e a escala atenção seletiva visual (EASV) em alunos do curso de psicologia na cidade de Ubá/MG. Revista Saúde e Meio Ambiente – RESMA, 7, 30-40.

- Khoury, B., Lecomte, T., Fortin, G., Masse, M., Therien, P., Bouchard, V., ... Hofmann, S. G. (2013). Mindfulness -based therapy: a comprehensive meta-analysis. Clinical Psychology Review, 33(6), 763-771.

- Dahl, C. J., Lutz, A., & Davidson, R. J. (2015). Reconstructing and deconstructing the self: Cognitive mechanisms in meditation practice. Trends in Cognitive Sciences, 19(9), 515-523.

- Guendelman, S., Medeiros, S., & Rampes, H. (2017). Mindfulness and emotion regulation: Insights from neurobiological, psychological, and clinical studies. Frontiers in Psychology, 8, 1-23.

- Tang, Y. Y., Hölzel, B. K., & Posner, M. I. (2015). The neuroscience of mindfulness meditation. Nature Reviews Neuroscience, 16(4), 213-225.

- Lutz, J., Herwig, U., Opialla, S., Hittmeyer, A., Jäncke, L., Rufer, M., ... Brühl, A. B. (2013). Mindfulness and emotion regulation - An fMRI study. Social Cognitive and Affective Neuroscience, 9(6), 776-785.

- Holzel, B.K., Otto, U., Gard, T., et al. (2008) Investigation os mindfulness meditation practitioners with voxel-based morphometry, Social Cognitive and Affective. Neuroscience, 2008, 31, 55-61.

- Mayer, F.B et al. (2016). Factors associated to depression and anxiety in medical students: a multicenter study. BMC Medical Education, vol.16, 282.




DOI: http://dx.doi.org/10.21902/RevPercurso.2316-7521.v4i35.6109

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


PERCURSO, e-ISSN: 2316-7521

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.