A INTERVENÇÃO DO ESTADO COMO REMÉDIO PARA A GLOBALIZAÇÃO EXCLUDENTE

PÂMELA ADRIÉLLE PERTILE DOS PASSOS

Resumo


Indubitável importância tem a análise da intervenção do Estado como remédio para a globalização excludente. A globalização, criada com o ímpeto de unificar as nações, trouxe consigo diversos malefícios, como a concorrência desleal, a intensificação da extrema pobreza, a riqueza acumulada, a deseducação em massa, a discriminação em todas as formas possíveis de se pensar, entre outras mazelas. Tendo maior destaque no mundo moderno, as desigualdades sociais constituem debates mundiais e pressões estatais, fortificam alianças e afastam verdadeiras parcerias, buscando sempre o gozo satisfatório de suas conquistas, mesmo que para isso resulte a insuficiência econômica e vital do país vizinho. É preciso começar estudando os aspectos conceituais e históricos da globalização e das desigualdades sociais, buscando interagir seus instrumentos e objetivos. Após, torna-se indispensável analisar de forma breve o sistema capitalista, a globalização e suas consequências, na maioria das vezes acobertadas pelo discurso de liberdade econômica e livre iniciativa. Por fim, é possível analisar que o remédio para a globalização excludente é a intervenção do Estado, principalmente através de políticas internas para melhorar a educação e tecnologia, colocando o país em posição de concorrência e respeito pelos demais. A pesquisa abarcada refere-se ao método hipotético-dedutivo, pois parte da regra geral para o caso específico, fazendo uso também dos métodos auxiliares comparativo e histórico. Utiliza-se de técnicas bibliográficas, e sendo adepta a pesquisa qualitativa, na medida em que busca aprofundar o tema com o intuito de analisar a intervenção estatal no atual mundo globalizado, com ênfase à proteção mínima da dignidade da pessoa humana.


Palavras-chave


desigualdade social; globalização; intervenção do Estado.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Clausimar Cardoso Alves; TERRA, Vanessa Pereira; DIAS, Manuela de Camargo; ALEXANDRE, Diego Henrique; SANTOS, Larissa Araújo dos. Globalização e Desigualdade Social nos Aspectos Econômicos, Políticos, Sociais e Culturais. IN: Revista Pesquisa & Debate. São Paulo. Vol. 26. Número 2. Set. 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/rpe/article/view/23052.

ALVES, Giovanni. As Dimensões da Globalização: Marx e a Globalização Como Lógica do Capital. Disponível em: https://www.ufjf.br/pur/files/2011/04/Marx_e_a_Globalizacao.pdf. 2011. Acesso em fev/2020.

BEAUD, Michel. Historia del capitalismo: de 1500 a nuestros dias. 1ª edición em esta presentación: mayo de 2013. Ariel Economía. Editorial Planeta, S. A.

BELTRÃO, Silvio Romero. Direitos da personalidade: de acordo com o Novo Código Civil. São Paulo: Atlas, 2005.

BOBBIO, Norberto. Estado, governo, sociedade. Fragmentos de um dicionário político. 20 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.

CARVALHO, Ana Paula Comin de. et al. Globalização, Cultura e Identidade. Curitiba: InterSaberes, 2013.

DEAK, Csaba. Globalização ou crise global? FAUUSP, 2000. Apresentado no Seminário Internacional GLOBALIZAÇÃO E ESTRUTURA URBANA, FAUUSP, 9-10 setembro de 1997, São Paulo, FAUUSP e em forma revisada e com o acréscimo da seção 7, no Encontro Nacional da ANPUR, 2001, Rio de Janeiro. Disponível em: http://www.worldbank.org/data/wdi2000/pdfs/tab1_5.pdf.

GOMES, Eduardo Biacchi. A Globalização Econômica e a Integração no Continente Americano: desafios para o Estado brasileiro. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2004.

JUVIN, Hervé; LIPOVETSKY, Gilles. A globalização ocidental: controvérsia sobre a cultura planetária. Barueri, SP: Manole, 2012.

MENDES, Gilmar Ferreira; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de Direito Constitucional. 9 ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

MONTEIRO NETO, Aristides. Intervenção Estatal e Desigualdades Regionais no Brasil: contribuições ao debate contemporâneo. IPEA: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada: 2006. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1735. Acesso em: fev/2021.

REICH, Norbert. Intervenção do Estado na Economia: reflexões sobre a pós-modernidade na teoria jurídica. Edições Especiais Revista dos Tribunais: 100 anos. Organizadores: Clemerson Merlin Cleve e Luís Roberto Barroso. Direito Constitucional: Constituição Financeira, Econômica e Social. Volume VI. Editora Revista dos Tribunais, 2011.

SOUZA, Josimar dos Praseres Souza e. A construção da cidadania e a dignidade da pessoa humana. In: ALVES, Roselí Teresinha Michaloski; MIRÓ, Marcelo Bientinez. Novas perspectivas na defesa da dignidade humana: aspectos éticos, jurídicos e filosóficos. Francisco Beltrão: Grafisul, 2010.

THERBORN, Goran. Globalização e desigualdade: questões de conceituação e esclarecimento. IN: Sociologias n.6 Porto Alegre jul./dez. 2001.




DOI: http://dx.doi.org/10.21902/RevPercurso.2316-7521.v2i40.5454

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


PERCURSO, e-ISSN: 2316-7521

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.