REVISITANDO A ÉTICA AMBIENTAL À LUZ DO CAPITALISMO HUMANISTA

JOSÉ RENATO NALINI, VERA LUCIA ANGRISANI, FERNANDO ANTONIO TASSO

Resumo


O artigo parte de uma análise situacional da degradação do meio ambiente e identifica que a falta de ações afirmativas de sua preservação pelo poder público tem como uma das causas desse problema complexo a crise ética individual. A partir da análise dos fundamentos da responsabilidade individual na preservação do meio ambiente, sob o ponto de vista ético, busca-se identificar formas de contorno do espiral da degradação, mediante a identificação de uma ética ambiental. A empresa, instituição secular que é força motriz da economia, tem seu papel de gerador de riqueza equiparado à sua responsabilidade social pela preservação do meio ambiente, passível de planejamento e medição pelo conceito Environmental, Social and Governance (ESG). Sua conclusão é que a preservação ambiental deve ser cultivada no indivíduo e permear as ações das empresas e entes governamentais e não governamentais, de modo a compatibilizá-la ao capitalismo, o que se mostra possível sob a ótica humanista.


Palavras-chave


Meio ambiente; Ética; Capitalismo Humanista; Constituição Federal; Sustentabilidade; ESG; Ações afirmativas.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei 6.938, de 31 de agosto de 1981. Brasília, 31 ago.1981. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6938.htm

BALERA, Wagner; SAYEG, Ricardo Hasson. O capitalismo humanista: filosofia humanista de direito econômico. Petrópolis: KBR, 2011.

GATES, Bill. Como evitar um desastre climático. São Paulo: Cia. das Letras, 2021.

NALINI, José Renato. Ética Ambiental, 4ª ed., São Paulo: Thomson-Reuters, 2015.

SAYEG, Ricardo Hasson. O capitalismo humanista no Brasil. In: MIRANDA, Jorge; SILVA, Marco Antonio Marques da. In: Tratado luso-brasileiro da dignidade humana. 2ª Ed. São Paulo: Quartier Latin, 2009.

LEITE, Marcelo. Amazônia em transe. In: Seminários Folha. Folha de São Paulo, 05 de junho de 2021.

SASSINE, Vinicius. Testemunhas dizem que 3.000 cargas de madeira foram exportadas sem aval. In: Folha de São Paulo, 26 de maio de 2021, p.B5.




DOI: http://dx.doi.org/10.21902/RevPercurso.2316-7521.v2i40.5450

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


PERCURSO, e-ISSN: 2316-7521

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.