MARKETING GLOCAL, PENSAR GLOBALMENTE E AGIR LOCALMENTE: UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING INTERNACIONAL

Karina Maria Mehl Damico Fonseca, Sandro Mansur Gibran

Resumo


RESUMO

 

Diante o vertiginoso crescimento da concorrência no mercado internacional, o marketing glocal é a estratégia de vantagem competitiva do século XXI. Pensar globalmente e agir localmente, adaptando os produtos para o mercado em que serão comercializados, é o fundamento para conquistar clientes de diferentes culturas e atingir o sucesso buscado no empreendimento. Esta pesquisa tem como objetivo estudar o marketing glocal bem como os conceitos de marketing, globalização, marketing internacional e marketing global e suas respectivas funções na expansão dos negócios. Para ilustrar a aplicação de estratégias glocais utilizou-se dois exemplos de empresas de âmbito global dos setores de bebidas e fast food. A metodologia utilizada é composta de pesquisa descritiva e bibliográfica.

PALAVRAS CHAVE: Marketing, Globalização, Internacional, Marketing Glocal, Estratégia, Adaptação

 

ABSTRACT

Faced with the rapid growth of competition in the international market, the glocal marketing is the competitive advantage strategy of XXI century. Think globally and act locally, adapting products to market that will be marketed, it is the foundation to win customers from different cultures and achieve success sought in the venture. This research aims to study the glocal marketing and marketing concepts, globalization, international marketing and global marketing and their respective roles in business expansion. To illustrate the application of glocal strategies used two examples of globally companies in the beverage industries and fast food. The methodology consists of descriptive and bibliographic research.

KEYWORDS: Marketing, Globalization, International, Global Marketing, Strategy, Adaptation  

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