O desenvolvimento de estratégias para evitar riscos, obter ouro e tornar a concorrência irrelevante - O caso da “Azul”.

Carlos Alberto Miguez de Senna MOTTA, Omar Daniel MARTINS NETTO, Ricardo José CARNEIRO

Resumo


RESUMO
O objetivo deste estudo é comparar as estratégias do enfrentamento do risco de demanda
utilizado pelas empresas americanas  “low cost/low fare” com o posicionamento e a estratégia da Azul, a mais recente  Companhia  do gênero criada no Brasil  e  co-ligada à
Americana Jet Blue. A presente analise está voltada para o entendimento das condições que influenciam de maneira mais destacada  o planejamento estratégico  das empresas para a detecção de oportunidades de alto retorno, compatíveis com suas competências, em ambientes de risco  elevado.  Serão abordados  os conceitos do risco como chave para uma estratégia competitiva e o papel da incerteza na definição e implantação do planejamento estratégico. Na continuidade  serão apresentadas,  em resumo,  as principais  características das empresas de aviação “low cost/low fare” estadunidenses. 

Palavras chaves:  Empresas Aéreas,  low cost/low fare, risco, objetivos amplos, objetivos centrais.


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DOI: http://dx.doi.org/10.21902/RevPercurso.2316-7521.v1i11.441

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PERCURSO, e-ISSN: 2316-7521

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