A IMPORTÂNCIA DO COMPLIANCE NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Jaqueline Vasconcelos LEONI, Viviane Coêlho de SÉLLOS-KNOERR

Resumo


RESUMO

O presente artigo pretende demonstrar a importância da atuação do compliance no processo de comunicação empresarial, tanto interna como externa, apresentando os possíveis impactos do não estabelecimento de mecanismos de controle para assegurar a aderência à filosofia, aos padrões éticos e legais da instituição no tratamento com seus colaboradores, acionistas, parceiros comerciais, clientes e sociedade. Apresentar-se-á, por meio de estudos bibliográficos interdisciplinares, abrangendo áreas das Ciências Sociais aplicadas e da Saúde, argumentos justificando a presença do compliance como um dos instrumentos de defesa nas organizações, dando enfoque aos riscos que envolvem à comunicação empresarial. 

PALAVRAS-CHAVE: Compliance; Comunicação; Comunicação Empresarial; Assédio Moral; Governança Corporativa.

 

ABSTRACT

This article intends to demonstrate the importance of compliance in the business communication process, both internal and external, presenting the possible impacts of not establishing control mechanisms to ensure adherence to the philosophy, ethical and legal standards of the institution in the treatment with its employees, shareholders, business partners, customers and society. Through interdisciplinary bibliographic studies, covering areas of applied social sciences and health, arguments justifying the presence of compliance as one of the defense instruments in organizations, focusing on the risks involved in corporate communication will be presented.

KEYWORDS: Compliance; Communication; Corporate Communication; Moral Harassment; Corporate Governance.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.21902/RevPercurso.2316-7521.v2i33.4354

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


PERCURSO, e-ISSN: 2316-7521

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.