Estratégias e mudanças em organizações sem fins lucrativos: o caso do Instituto do Lixo e Cidadania de Curitiba

Ricardo José CARNEIRO

Resumo


Mudanças em organizações são eventos inevitáveis, freqüentes e necessárias, e até mesmo desejáveis, como fonte propulsora de evolução e motivação de desenvolvimento constante. Mudanças significativas e muito frequentes, porém, serão traumáticas e de difícil administração pelos gerentes e lideres, e suas conseqüências podem vir a ser devastadoras para a organização.

Mudanças, portanto, sendo inevitáveis devem ser geridas. Mudar para melhor é preciso, sempre. Diante desta realidade, uma das principais funções dos gestores, é saber a hora de mudar e como preparar a organização para assimilar estas mudanças. Mudar antecipadamente é uma situação que as empresas cada vez mais têm enfrentado em seu dia-a-dia, essa situação afeta diretamente a estratégia organizacional e pode causar um impacto devastador. A mudança é uma realidade presente em todas as organizações e, assim sendo, faz-se necessário estar preparado para enfrentá-la.

Estas condições de mudanças são ainda mais acentuadas e de difícil gestão quando se trata de Organizações Governamentais sem Fins Lucrativos, as ONGs, nas quais geralmente gestores não são profissionais preparados para entender e conduzir de maneira adequada as ações para assimilar as conseqüências, sejam positivas ou negativas, provocadas pelas mudanças, planejadas ou emergentes.

Destarte, o objetivo deste artigo é analisar e entender as mudanças estratégicas ocorridas em uma OSFL (Organização Sem Fins Lucrativos), a ONG Instituto do Lixo e Cidadania de Curitiba, diante das condições evolutivas impostas pelo seu ambiente de atuação e da disputa interna de poder.

Propõe este estudo, uma análise da situação ocorrida nesta organização, das ferramentas de apoio para a gestão destas mudanças, e sua conseqüência na estratégia organizacional, a fim de favorecer uma assimilação sistemática das futuras mudanças motivadas pelos fatores e forças internas e externas que podem afetar o ambiente organizacional bem como a continuidade como entidade sem fins lucrativos.

 

 

PALAVRAS-CHAVE

Mudanças organizacionais; estratégias corporativas; gestão de ONGs; mudança organizacional.




DOI: http://dx.doi.org/10.21902/RevPercurso.2316-7521.v1i11.391

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


PERCURSO, e-ISSN: 2316-7521

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.