O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO DOS CONSUMIDORES NO CASO DO DESABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEIS NO BRASIL

Charles Emmanuel PARCHEN, Tania SAVARIEGO

Resumo


OBJETIVOS DO TRABALHO

A observação da recente celeuma nacional causada pelo desabastecimento de combustíveis que, por sua vez, teve como origem a paralisação massiva de caminhoneiros empregados e autônomos é ponto de partida do presente estudo de caso. O mesmo tempo por escopo estudar o processo de tomada de decisão de consumidores em um cenário específico de crise, qual seja, o já citado desabastecimento. Com efeito, as intermináveis filas em postos de gasolina que inclusive levaram diversas pessoas a dormir por mais de um dia dentro de seus automóveis, tudo com o intuito de conseguir um pouco de combustível, serviram a mostrar que, quando o assunto é a tomada de decisão dos consumidores em um cenário de crise, esta é não racional, estando calcada em elementos essencialmente emocionais, como por exemplo o medo. Estas decisões emocionais, logo, não raciocinadas, e potencializadas por emoções como pavor, medo, angustia e outros, tem o condão de causar distorções cognitivas que se refletirão no agir impensado, irrefletido e compulsivo. No caso do desabastecimento de combustíveis, observou-se um claro efeito manada de pessoas que, mesmo sem precisar abastecer seus automóveis, correram desesperadas aos postos de gasolina, causando, além de tumulto, filas e brigas, o completo esgotamento dos combustíveis em menos de 24 horas. [...]


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DOI: http://dx.doi.org/10.21902/RevPercurso.2316-7521.v3i26.3132

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PERCURSO, e-ISSN: 2316-7521

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