A INFLUÊNCIA DO COMPORTAMENTO DOS LÍDERES NO TURNOVER ORGANIZACIONAL

Laryssa Prado HENRARD, Eleite QUADROS

Resumo


RESUMO:

O presente estudo analisa o índice de turnover enquanto ferramenta para os líderes na obtenção de resultados em gestão de pessoas. Constitui-se de uma pesquisa de cunho quantitativo, realizado através de uma entrevista estruturada com funcionários da área logística de uma empresa de grande porte, localizada em Curitiba – PR. Para ampliar os dados foram coletados junto ao departamento de pessoal, indicadores de recursos humanos, tais como: índices de turnover e entrevista de desligamento. Pode-se observar que a liderança munida de recursos é capaz de obter melhores resultados na gestão de pessoas e, com isso minimizar o índice de rotatividade e insatisfação no trabalho. Através dos dados obtidos foi possível perceber que a liderança exerce uma forte influência no índice de rotatividade e necessita de um contínuo acompanhamento devido às sucessivas inovações do mercado de trabalho. É indispensável que todos os aspectos de necessidades, tanto da empresa quanto dos funcionários, sejam analisados para implantar as mudanças necessárias que a nova economia necessita. Através de pacotes de remuneração e boas práticas de gestão de pessoas, as organizações necessitam que a liderança esteja engajada diante do desafio de reter pessoas no dinâmico mercado de trabalho contemporâneo.

Palavras-chave: Liderança; Pessoas; Organizações; Rotatividade.

 

Abstract:

This study analyzes the turnover rate as a tool for leaders in achieving results in managing people. It consists of a survey of quantitative nature accomplished through a structured logistics area with employees of a large company located in Curitiba – PR interview. To expand the data were collected from the indicators of human resource personnel, such as department: turnover rates and exit interviews. It can be observed that the leadership provided with resources are able to get better results in the management of people and thereby minimize turnover and job dissatisfaction. Through the data obtained it was revealed that the leadership has a strong influence on the turnover rate and requires continuous monitoring due to successive innovations in the labor market. It is essential that all aspects of the needs of both the company and the employees are considered to implement the necessary changes that the new economy needs. Through compensation packages and best practices in people management, organizations need leadership that is engaged in the challenge of retaining people in the dynamic market of contemporary work.

Keywords: Leadership; People; Organizations; Turnover.


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