PERCEPÇÕES DO DISCENTE SOBRE SUA PERMANÊNCIA NO CURSO DE DIREITO
Abstract
Objetivo: O presente trabalho, de cunho qualitativo, tem como objetivo identificar os motivos que colaboram para a permanência do aluno da Educação Superior, a partir das metodologias pedagógicas e da prática docente, no curso de Direito.
Metodologia: Para compreender tal processo, foi realizada uma pesquisa com 200 alunos do curso de uma instituição na cidade de Curitiba, Paraná, os quais responderam 23 perguntas envolvendo a aprendizagem significativa, o conhecimento científico, o conhecimento pedagógico e o uso de tecnologias. A partir das respostas, foram definidos os fatores que ganham maior relevância na percepção do aluno e que servem de estímulo para a sua permanência nesta etapa formativa.
Resultados: Logo, emergiram como resultado categorias de análise como avaliação e qualidade da educação, coerência nas avaliações, competências, domínio e formação do docente, o uso das tecnologias para aprendizagem, infraestrutura educacional, adequação de materiais, convívio social, estímulo ao pensamento crítico e a importância da educação superior.
Contribuições: O estudo buscou confrontar os dados levantados pelos alunos, identificando como a ação docente interage com áreas específicas, entre o conhecimento, a tecnologia e a prática docente, auxiliando, assim, a conclusão dos estudos no ensino superior.
Palavras-chave: Educação Superior e Permanência. Prática Docente no Ensino Jurídico. Perspectivas discentes.
ABSTRACT
Objective: This qualitative study aims to identify the reasons that contribute to the permanence of Higher Education students, based on pedagogical methodologies and teaching practice, in the Law course.
Methodology: To understand this process, a survey was carried out with 200 students from an institution in the city of Curitiba, Paraná, who answered 23 questions involving meaningful learning, scientific knowledge, pedagogical knowledge and the use of technologies. Based on the answers, the factors that gain greater relevance in the student's perception and that serve as a stimulus for their permanence in this training stage were defined
Results: Therefore, categories of analysis emerged as a result of evaluation and quality of education, consistency in assessments, skills, mastery and teacher training, the use of technologies for learning, educational infrastructure, adequacy of materials, social interaction, stimulus to critical thinking and the importance of higher education.
Contributions: The study sought to confront the data collected by the students, identifying how the teaching action interacts with specific areas, between knowledge, technology and teaching practice, thus helping the conclusion of studies in higher education.
Keywords: Higher Education and Permanence. Teaching Practice in Legal Education. Student Perspectives.
Keywords
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DOI: http://dx.doi.org/10.26668/revistajur.2316-753X.v2i69.5872
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Revista Jurídica e-ISSN: 2316-753X
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