EDUCAÇÃO JURÍDICA E INOVAÇÃO: A “SALA DE AULA INVERTIDA” COMO METODOLOGIA VIÁVEL

Raquel Cristina Ferraroni SANCHES, Mário Lúcio Garcez CALIL, Gabriela Chaia Pereira de Carvalho e SILVA

Abstract


ABSTRACT

Objectives: This study aims, through bibliographic research, presented by the method of descriptive reporting, to study the possibilities of innovation in the teaching-learning process in the Law course, specifically, through the method called “inverted classroom”, through the historical rescue of this training area in Brazil, identifying its Portuguese roots.

Methodology: The research adopts the deductive approach. The research technique is bibliographic and documentary. Its methodological objective is exploratory and propositional.

Results: It is concluded that the search for innovations is essential and that methods such as the “inverted classroom” can make learning more attractive, favoring the ability to understand the content and bringing benefits to those involved.

Contributions: The work proposes to deal with innovation in universities, especially in the Law course, should focus on students and society, and, for this, the reformulation of Pedagogical Projects and the training of teachers and students becomes essential, specifically through the method called “inverted classroom”, through which students have access to the contents previously.

Keywords: Law Course. Methodology. Innovation. Iverted classroom.

 

RESUMO

Objetivos: O presente trabalho tem como objetivo, por meio de pesquisa bibliográfica, apresentada pelo método do relato descritivo, o estudo das possibilidades de inovação no processo de ensino-aprendizagem no curso de Direito, especificamente, por intermédio do método denominado “sala de aula invertida”, por meio do resgate histórico dessa área de formação no Brasil, identificando suas raízes portuguesas.

Metodologia: A pesquisa adota a abordagem dedutiva. A técnica de pesquisa é bibliográfica e documental. Seu objetivo metodológico é exploratório e propositivo.

Resultados: Conclui-se que a busca por inovações é essencial e que métodos como o da “sala de aula invertida” podem tornar o aprendizado mais atrativo, favorecendo a capacidade de compreensão do conteúdo e trazendo benefícios aos envolvidos.

Contribuições: O trabalho se propõe a trata da inovação nas universidades, sobretudo no curso de Direito, deve ter como foco os estudantes e a sociedade, e, para isso, a reformulação dos Projetos Pedagógicos e a capacitação dos docentes e estudantes se torna essencial, especificamente por meio do método denominado “sala de aula invertida”, por meio do qual os estudantes têm acesso aos conteúdos anteriormente.

Palavras-chave: Curso de Direito. Metodologia. Inovação. Sala de Aula Invertida.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/revistajur.2316-753X.v3i60.4201

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Revista Jurídica e-ISSN: 2316-753X

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