CONSTRUINDO E DESENVOLVENDO UMA EQUIPE DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA POLÍTICA E PRÁTICA JURÍDICA

Hiep DucHo, Van Hong Vu

Resumo


Objetivo: O estudo explora o desenvolvimento de equipes de professores na perspectiva da política jurídica e da prática no Vietnã. O objetivo é analisar a situação atual, as limitações e os desafios enfrentados pelo setor educacional na construção e desenvolvimento de equipes docentes de alta qualidade. A pesquisa também propõe soluções para melhorar a qualidade dos professores para atender às demandas de reforma educacional e desenvolvimento socioeconômico.

Métodos: A pesquisa se baseia em uma combinação de análise documental, questionários e entrevistas com gestores educacionais, professores e alunos. Utilizou-se uma escala Likert de 4 pontos para avaliar diversos fatores que influenciam o desenvolvimento docente. Os dados foram analisados utilizando o software SPSS, e um estudo comparativo das políticas existentes e dos quadros de desenvolvimento docente foi realizado.

Resultados: Os resultados indicam que, embora tenha havido progresso na melhoria da qualidade dos professores, ainda existem desafios significativos. Entre eles estão o treinamento inadequado de professores, as proporções desequilibradas entre professores e alunos e a falta de mecanismos para atrair candidatos de alta qualidade para a profissão docente. O estudo destaca a necessidade de melhores remunerações, programas de treinamento reestruturados e mais autonomia para as instituições educacionais melhorarem a qualidade dos professores.

Conclusão: O estudo conclui que melhorar a qualidade da força de trabalho docente requer reformas abrangentes nas políticas. As soluções incluem revisar as escalas salariais, melhorar a formação de professores e promover a autonomia educacional para motivar os professores a desenvolver suas habilidades profissionais. Essas medidas são cruciais para que o Vietnã atenda às demandas de inovação educacional e integração internacional.


Palavras-chave


Equipe docente; Construção e desenvolvimento; Política e prática jurídica; Perspectiva

Texto completo:

PDF

Referências


Communist Party of Vietnam. (2001). Documents of the IXth National Congress. Hanoi: National politics Truth.

Communist Party of Vietnam. (2006). Documents of the Xth National Congress. Hanoi: National politics Truth.

Communist Party of Vietnam. (2011). Documents of the XIth National Congress. Hanoi” National politics Truth.

Communist Party of Vietnam. (2016). Documents of the XIIth National Congress. Hanoi: National politics Truth.

Communist Party of Vietnam. (2021). Documents of the XIIIth National Congress volume 1. Hanoi: National politics Truth, Hanoi.

Do, N. H. (2019). Improving the quality of teachers to meet the requirements of educational innovation in Vietnam. Electronic State Organization Magazine. Availiable in https://tcnn.vn/news/detail/42508/Nang-cao-chat-luong-doi-ngu-giao-vien-dap-ung-yeu-cau-doi-moi-giao-duc-o-Viet-Nam.html

Duy, T. (2020). National Assembly Chairwoman Nguyen Thi Kim Ngan meets with outstanding teachers. Communist Magazine. Availiable in https://www.tapchicongsan.org.vn/web/guest/hoat-ong-cua-lanh-ao-ang-nha-nuoc/-/2018/820451/chu-tich-quoc-hoi-nguyen-thi-kim-ngan-gap-mat-cac-nha-giao%2C-can-bo-quan-ly-giao-duc-tieu-bieu.aspx

Duchiep, H., et al. (2022). The changes in education policy in the context of educational innovation in Vietnam. Revista on Line De Política E Gestão Educacional, 26(esp.1), e022043. https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.1.16772

Hang, et al. (2020). Building Strong Teaching and Learning Strategies through Teaching Innovations and Learners’ Creativity: A Study of Vietnam Universities. International Journal of Education and Practice, 8(3): 498-510.

Hong, V. V. (2022). Management of educational activities in schools towards the approach of learners’ competency: a case study of a high school. Nuances: Estudos Sobre Educação, 32(00), e021005. https://doi.org/10.32930/nuances.v32i00.9118.

Huber, S. G. (2004) Preparing school leaders for the 21st century. An international comparison of development program in 15 countries. Routledge Falmer.

Luongngoc, V., et al. (2022). The educational role of social networks in policy communication in Vietnam. Revista on Line De Política E Gestão Educacional, 26(esp.1), e022037. https://doi.org/10.22633/rpge.v26iesp.1.16513

Minh, H. C. (2011a). Complete works, volume 9. Hanoi: National Politics Truth.

Minh, H. C. (2011b). Complete works, volume 10. Hanoi: National Politics Truth.

Minh, H. C. (2011c). Complete works, volume 12. Hanoi: National Politics Truth.

Ministry of Education and Training (2019) List of evaluated and recognized training programs (Data updated as of April 30, 2019). Availiable in https://moet.gov.vn/giaoducquocdan/khao-thi-va-kiem-dinh-chat-luong-giao-duc/Pages/Default.aspx?ItemID=5993

Ministry of Education and Training. (2022). The draft report “Proposal to develop a Law on Teachers. Hanoi.

Ministry of Education and Training. (2023). There is a shortage of more than 33 thousand secondary school teachers according to the norm. Government electronic information portal. Retrieved from https://xaydungchinhsach.chinhphu.vn/thieu-hon-33-nghin-giao-vien-trung-hoc-theo-dinh-muc-119230731110526178.htm

Party Central Committee. (2018). Summary report on 5 years of implementation of Resolution No. 29-NQ/TW dated November 4, 2013, of the 11th Party Central Committee on “Fundamental and comprehensive reform of education Education and training meet the requirements of industrialization and modernization in the context of a socialist-oriented market economy and international integration. Hanoi.

Trung, P. Q. (2019). Effective solutions for team development. Education and the electronic age newspaper. Availiable in https://giaoducthoidai.vn/cac-giai-phap-huu-hieu-phat-trien-doi-ngu-can-bo-quan-ly-giao-duc-post381840.html

Van, H. V. (2022). The State’s Legal Policy and Management on Civil Servants: The Current Situation and Issues Raised. International Journal of Early Childhood Special Education, 14(3). DOI: 10.9756/INT-JECSE/V14I3.688

Van, V. H., Thanh, T. T., & Hong Hoa, N. T. (2023). Enhancing learning interesting for students: influencing factors and proposed solutions. Multidisciplinary Science Journal, 5, 2023066. https://doi.org/10.31893/multiscience.2023066

Vu, V. H. (2022). Necessity and solutions for ethical education among teachers in the framework of industrial revolution 4.0. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. 00, p. e022166, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26i00.17731. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17731.

Vu, H. V. (2023). Ensuring the Quality of Education and Training in the Context of Educational Innovation. Quality Access to Success 15(198). https://doi.org/10.47750/QAS/25.198.05

UNESCO. (1966). Recommandation concernant la condition du personnel enseignant de l’ enseignement supérieur. Availiable in https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000114048_fre




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/revistajur.2316-753X.v2i78.6871

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Revista Jurídica e-ISSN: 2316-753X

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.