QUANTO DEVO (PRE)OCUPAR-ME COM A ORIGINALIDADE DA MINHA PESQUISA? TRADIÇÃO E INOVAÇÃO NO PROCESSO DE ESCRITA EM DIREITO – UMA ANÁLISE INTERDISCIPLINAR

Fayga Silveira BEDÊ, Joâo Carlos Relvão CAETANO, Matheus Cavalcante LIMA

Resumo


RESUMO

Objetivo:  Buscamos compreender o valor da originalidade para a escrita acadêmica em Direito, situando-a no contexto histórico das narrativas que atravessam a escrita no Ocidente. Procuramos traçar paralelos com a Literatura, a fim de problematizar os imaginários da tradição e da inspiração e seus influxos sobre os nossos processos de escrita. Buscamos investigar as relações entre o modelo tradicional de ensino jurídico e suas possíveis consequências sobre a falta de inovação da pesquisa jurídica.

Metodologia: Partimos de metodologia qualitativa, por meio de observações participativas e não participativas na tríplice condição de editores, pareceristas e pesquisadores, em direção a uma pesquisa bibliográfica de caráter interdisciplinar, que nos permita situar o problema da originalidade na escrita acadêmica em Direito dentro de uma paisagem maior e mais complexa.

Resultados: Encontramos possíveis relações entre os imaginários da traditio e da inventio e o valor que ainda atribuímos à originalidade na escrita contemporânea. Apontamos, ainda, a possibilidade de correlação entre a mentalidade cultivada pelo ensino jurídico dogmático e a dificuldade de os jovens pesquisadores assumirem uma postura mais autoral e inovadora em seus textos acadêmicos.

Contribuições: Levantamos possíveis estratégias, sugestões e encaminhamentos para a diminuição da redundância no contexto da escrita acadêmica em Direito.

Palavras-chave: Originalidade; Tradição; Inovação; Escrita acadêmica em Direito; Literatura.

 

ABSTRACT

Objective: We seek to understand the value of originality for academic writing in Law, placing it in the historical context of narratives that cross writing in the West. We seek to draw parallels with Literature, in order to problematize the imaginary of tradition and inspiration and their influence on our writing processes. We seek to investigate the relationship between the traditional model of legal education and its possible consequences on the lack of innovation in legal research.

Methodology: We started with qualitative methodology, through participatory and non-participatory observations in the triple condition of editors, reviewers and researchers, towards an interdisciplinary bibliographic research, which allows us to situate the problem of originality in academic writing in Law within a bigger and more complex frame.

Results: We found possible relations between the imaginary of traditio and inventio and the value that we still attribute to originality in contemporary writing. We also point out the possibility of a correlation between the mentality cultivated by dogmatic legal education and the difficulty for young researchers to assume a more authorial and innovative stance in their academic texts.

Contributions: We raised possible strategies, suggestions and guidelines for decreasing redundancy in the context of academic writing in Law.

Keywords: Originality; Tradition; Innovation; Academic writing in Law; Literature.


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DOI: http://dx.doi.org/10.26668/revistajur.2316-753X.v4i61.4550

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Revista Jurídica e-ISSN: 2316-753X

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