PARA UMA TEORIA DA CONSCIÊNCIA: A CONSCIÊNCIA JURÍDICA COMO CONDIÇÃO DA JUSTIÇA E DA CONVIVÊNCIA SOCIAL

Pablo Jiménez SERRANO, Regina Célia MARTINEZ

Resumo


RESUMO

O presente estudo tem por objetivo significar a “consciência jurídica” no contexto da realidade existencial contemporânea, onde os valores e des-valores conflitam no seio de uma convivência social que se sabe em crise. Com base numa abordagem jusfilosófica e por médio do uso dos métodos teórico e bibliográfico, discutem-se importantes conceitos presentes no pensamento jurídico moderno, possibilitando, com isso, a construção de uma base conceitual ou terminológica (para uma Filosofia da Consciência) que servirá de marco teórico para a elaboração de um Modelo Jurídico – Educacional, um instrumento para a edificação da consciência social: jurídica e moral. Neste ensaio, por meio de uma pesquisa bibliográfica e jusfilosófica, investiga-se a correlação possível entre consciência, realidade e atitude procurando desvendar os fatores (indicadores) que incidem na anticonsciência que, aos efeitos da pesquisa, chamar-se-ia de Crítico Fenômeno do Vazio (“V”) que hodiernamente sufoca e dissipa nossas crianças e adolescentes.


PALAVRAS-CHAVE: Direito; Educação; Consciência Jurídica.


RESUMEM

El presente ensayo tiene por objetivo significar la conciencia jurídica en el contexto de la realidad existencial contemporánea, donde los valores e des-valores existen en conflicto en el seno de una convivencia social en crisis. A partir de un abordaje jusfilosófica, se discuten importantes conceptos presentes en el pensamiento jurídico moderno, posibilitando, así, la construcción de una base conceptual (una filosofía de la consciencia) que sirva de marco teórico para a resolución del problema central de la presente investigación: la elaboración de un modelo jurídico - educacional, esto es, de un instrumento para la edificación de la consciencia social: jurídica y moral. En este primero ensayo se investiga la correlación posible entre consciencia, realidad y actitud con el objetivo de destacar los factores (indicadores) que inciden y originan la Anticonsciência que, a los efectos de nuestra investigación, llamaremos de Crítico Fenómeno del Vacío (“V”) que actualmente sofoca y disipa a nuestros niños y adolescentes.

PALABRAS-CLAVE: Derecho; Educación; Conciencia Jurídica.


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Revista Jurídica e-ISSN: 2316-753X

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