DE DEPENDENTE A PREVIDENTE: EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Diana Vaz de LIMA, Cícero Rafael Barros DIAS, Alessandra Cardoso da Silva NININ, Dafne AMARAL

Résumé


Tendo como objetivo compreender como ações educativas em previdência podem contribuir para informar e sensibilizar as pessoas sobre seus direitos e deveres com relação ao sistema previdenciário brasileiro, esta pesquisa desenvolveu um curso de extensão voltado para estudantes universitários sobre o tema. O curso, com oito horas de duração, foi realizado entre os meses de maio e junho de 2023 em uma universidade federal do Brasil e contou a com a participação de 110 estudantes universitários. Em parceria com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e com a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp-Exe), o curso trouxe um ciclo de palestras de curta duração no formato Ted Talks®, em que nomes de referência nos três regimes previdenciários brasileiros – geral, próprio e complementar – foram convidados para expor seus ensinamentos. A compreensão dos alunos foi aferida por meio questionário semiestruturado aplicado no início e ao final do curso, com entrega de certificados apenas aos participantes que confirmaram 75% presença, aferida em lista de presença registrada em QR Code®. Como sistema de incentivos para a retenção dos participantes, foi efetuado sorteio de brindes no último dia de curso. Ao confrontar as respostas dos questionários aplicados antes e depois das ações, os achados da pesquisa mostram que a percepção dos estudantes sobre seus direitos e deveres com relação ao sistema aumentou, mostrando que ações educativas em previdência podem contribuir para preparar estudantes universitários sobre o tema.

 

Palavras-chave: Educação Financeira; Educação Previdenciária; Estudantes Universitários.


ABSTRACT


Aiming to understand how educational actions on social security can contribute to informing and raising awareness among people about their rights and duties in relation to the Brazilian social security system, this research developed an extension course aimed at university students on the subject. The eight-hour course was held between May and June 2023 at a federal university in Brazil and was attended by 110 university students. In partnership with the National Institute of Social Security (INSS) and the Supplementary Pension Fund for Federal Public Servants of the Executive Branch (Funpresp-Exe), the course featured a series of short lectures in the Ted Talks® format, in which renowned figures in the three Brazilian social security systems – general, specific and supplementary – were invited to share their teachings. Students' understanding was assessed using a semi-structured questionnaire administered at the beginning and end of the course, with certificates only being given to participants who confirmed 75% attendance, as measured by a QR Code® attendance list. As an incentive system for retaining participants, a prize draw was held on the last day of the course. When comparing the responses to the questionnaires administered before and after the activities, the research findings show that students' perception of their rights and duties in relation to the system increased, demonstrating that educational activities on pensions can help prepare university students on the subject.

Keywords: Financial Education; Pension Education; University Students.


Mots-clés


Educação Financeira; Educação Previdenciária; Estudantes Universitários

Texte intégral :

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DOI: http://dx.doi.org/10.21902/rbp.v15i1.7271

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