DIREITO ÀS ATIVIDADES FÍSICAS E ESPORTIVAS DE PESSOAS TRANS E OS NÚCLEOS DE ESPORTE E LAZER DOS CENTROS EDUCACIONAIS UNIFICADOS (CEUS) DE SÃO PAULO
Abstract
Pessoas transexuais, aquelas que não se identificam e não se sentem pertencentes ao seu sexo anatômico ou biológico de origem, sofrem preconceito, discriminação e diversas formas de violência, além da violação de direitos fundamentais e constitucionais. O direito ao esporte abrange não apenas o acesso equitativo às atividades físicas, mas também a inclusão de todas as identidades de gênero em condições que respeitem suas especificidades. Este artigo propõe reflexões sobre o direito de pessoas trans às atividades físicas e esportivas dos Núcleos de Esporte e Lazer (NELs), dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) de São Paulo, a partir da análise de políticas públicas, decretos e demais documentos históricos que regem as atividades desenvolvidas por esse equipamento público, assim como, com base em resultados de pesquisa realizada com profissionais de educação física que atuam em CEUs do Município, em relação à transexualidade e à sua atuação junto a essas pessoas. Trata-se de um estudo de caso, desenvolvido por meio de análise documental e aplicação de questionários online, enviados por email aos Analistas de Informação, Cultura e Desporto e aos Coordenadores de Esportes, todos profissionais da Educação Física dos NELs, dos 46 CEUs da Rede Direta de Ensino da cidade de São Paulo. A análise dos documentos e dos questionários evidenciou que, apesar das pessoas transexuais terem o direito de frequentar com segurança as atividades destes NELs, e de serem respeitadas, há ainda situações de desconhecimento, preconceito, falta de orientação, inadequações de infraestrutura e tabus a serem rompidos quanto aos aspectos biológicos e fisiológicos relacionados às pessoas trans. Portanto, dificuldades por parte de profissionais de educação física que atuam nos CEUs precisam ser enfrentadas, especialmente com processos de formação continuada, assim como há necessidade de melhorias na infraestrutura local, por exemplo, adequações em banheiros, para atender com maior dignidade pessoas transexuais e toda população.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
ARÁN, Márcia; MURTA, Daniela; LIONÇO, Tatiana. Transexualidade e saúde pública no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 14, n.14, p. 1141-1149, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/SBvq6LKYBTWNR8TLNsFdKkj/?format=pdf〈=pt Acesso 25 mar 2024.
AVELAR, Rezende Bruno; GONÇALVES, João Vitor Rodrigues; MENDES, Alex; QUEIROZ, Theles Amorim. (Trans)gredindo preconceitos? A escassez de travesti e transexuais no mundo do trabalho. Historiæ, 13(1), 45–71, 2022. Disponível em: https://periodicos.furg.br/hist/article/view/12740 Acesso12 dez 2023.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 3ª reimpressão da 1ª Edição de 2016. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRAGA, Adriana de Carvalho Alves; SOUZA NETO, João Clemente; LOPES, Leandro Alves. O Centro Educacional Unificado (CEU) como lócus da formação docente em vista de uma cidade educadora. Eccos – Rev. Cient. São Paulo, n. 61, p. 1-21, e22001, abr./jun. 2022. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/22001/9658 Acesso 20 out 2023.
BRASIL. Casa Civil – Presidência da República. Lei Federal Brasileira 9609, de 18 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre o serviço voluntário e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9608compilado.htm#:~:text=LEI%20N%C2%BA%209.608%2C%20DE%2018,volunt%C3%A1rio%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias.&text=Par%C3%A1grafo%20%C3%BAnico.,natureza%20trabalhista%20previdenci%C3%A1ria%20ou%20afim. Acesso 10 abril 2024.
BRASIL. Casa Civil – Presidência da República. Lei Federal Brasileira 11.48, de 29 de dezembro de 2006. Dispõe sobre incentivos e benefícios para fomentar as atividades de caráter desportivo e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11438.htm Acesso 10 abril 2024.
BRASIL. Casa Civil – Presidência da República Lei Federal Brasileira 14.597, de 14 de junho de 2023. Institui a Lei Geral do Esporte. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/lei/L14597.htm#:~:text=L14597&text=Institui%20a%20Lei%20Geral%20do%20Esporte.&text=Art.%201%C2%BA%20%C3%89%20institu%C3%ADda%20a,Cultura%20de%20Paz%20no%20Esporte. Acesso 25 abril 2024.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. 8. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
CAMARGO, Wagner Xavier. Corpos Transgêneros no Esporte: algumas questões. Contemporânea, n.6, dez/2016. Disponível em: https://www.academia.edu/31933761/Corpos_Transg%C3%AAneros_no_Esporte_algumas_quest%C3%B5es Acesso 26 fev 2024.
CAMARGO, Eric Seger de. Pessoas trans no esporte: os jogos da cisnormatividade. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2020. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/218439 Acesso 10 abr 2024.
CANGUSSU, Lilian Cristina Pereira. Centros Educacionais Unificados de São Paulo: implementação e continuidade numa nova gestão política. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Educação. Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo de Campo, 2010. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/METODISTA_173644e94fe805341444f839663e1b96 Acesso 18 out 2023.
CASTEL, Pierre-Henri. Algumas reflexões para estabelecer a cronologia do ‘fenômeno transexual’ (1910-1995). Revista Brasileira de História, São Paulo: Associação Nacional de História ANPUH, v. 21, n.41, p. 77-11, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbh/a/RrL6gCWPxj6tfQmdrNDLTnB/?format=pdf〈=pt Acesso 10 jan de 2024.
FIGUEIREDO, Camila. A presença de atletas trans e não-binárias nos Jogos Olímpicos de Paris. Agência Diadorim. 2024. Disponível em: https://adiadorim.org/noticias/2024/08/a-presenca-de-atletas-trans-e-nao-binarias-nos-jogos-olimpicos-de-paris/ Acesso 12 set 2024.
GADOTTI, Moacir. Educação com qualidade social: projeto, implantação e desafios dos Centros Educacionais Unificados. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2004.
HOLDER, Jay; MORRIS, Jaqueline; SPRECKLEY, Marca. Barriers and Facilitators for Participation in Physical Activity in the Transgender Population: A Systematic Review Physical Activity and Health. v. 6, n. 1, p. 136-152, 2022. Disponível em: https://paahjournal.com/articles/10.5334/paah.190 Acesso 15 mar 2024.
JESUS, Jaqueline Gomes de. Orientações sobre a população transgênero: conceitos e termos. 2ª ed. Brasília, EDA/FBN, 2012.
JOHNSTON Laura. Transgender and Intersex Athletes in Single-sex Sports. Journal of law and medicine, v.28, n.1, p. 197–213, 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33415900/ Acesso 26 set 2024.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. A transfobia adoece e mata. Temos que nos comprometer com a vida”, diz conselheiro de saúde no Dia Nacional da Visibilidade Trans. 28/01/2022. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/ultimas-noticias-cns/2312-a-transfobia-adoece-e-mata-temos-que-nos-comprometer-com-a-vida-diz-conselheiro-de-saude-no-dia-nacional-da-visibilidade-trans Acesso 9 abr 2023.
MOREIRA, Sonia Virgínia. Análise documental como método e como técnica. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (Org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.
NUNES, Clarice. Anísio Teixeira entre nós: A defesa da educação como direito de todos. Educação & Sociedade, ano XXI, n.73, p.9-40, dez/2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/tkVFzhPRWLjXZQ89XcqdCBD/?format=pdf〈=pt Acesso 3 fev 2024.
ONU. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948. Disponível em https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos Acesso 5 jun 2024
PASSOS, Maria Clara Araújo dos. Pedagogias das Travestilidades. São Paulo: Civilização Brasileira, 2022.
PARREIRA, Diego Michel; NUNES, Danilo Henrique; ZACARIAS, Fabiana. O direito de existir dos atletas transgêneros no âmbito desportivo á luz do princípio constitucional da igualdade. Anais do Congresso Brasileiro de Processo Coletivo e Cidadania, nº11, p. 209-232, out/2023. Disponível em: https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/3120 Acesso 2 fev 2024.
PEÇANHA, Leonardo Morja Brito. Atletas trans e Olimpíadas: pela inclusão do corpo trans no esporte. Leonardo Peçanha [blog], 2016. Disponível em Disponível em: » http://leonardombpecanha.pro.br/pela-inclusao-do-corpo-trans-no-esporte/ Acesso 6 jun 2020.
PEÇANHA, Leonardo Morja Brito. Inclusão e legitimidade de atletas trans nos esportes. Midia Ninja. [S.l.], 11 nov. 2019. Disponível em: https://midianinja.org/opiniao/inclusa%CC%83o-e-legitimidade-de-atletas-trans-nos-esportes/ Acesso 11 set 2024.
PEREZ, Maria Aparecida. Os Centros Educacionais Unificados (CEU) na cidade de São Paulo e sua relação com o território na perspectiva da pedagogia social. Revista Trama Interdisciplinar, v.9, n. 2, p. 51-54, 2018. Disponível em: https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/11508 Acesso 20 out 2023.
PORTAL DA CÃMARA DOS DEPUTADOS. Bancada Feminina alcança 91 Deputadas Federais. 2022. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/secretarias/secretaria-da-mulher/noticias/bancada-feminina-alcanca-91-deputadas-federais-1 Acesso 9 ago 2024.
SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, María Del Pilar Baptista. Metodologia de Pesquisa. 5ª ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
SÃO PAULO. Prefeitura Municipal. Decreto no 42.832, de 6 de fevereiro de 2003. Cria os Centros Educacionais Unificados que especifica. Disponível em: https://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/decreto-42832-de-06-de-fevereiro-de-2003/#:~:text=Disp%C3%B5e%20sobre%20a%20estrutura%20e,realoca%C3%A7%C3%A3o%20de%20recursos%2C%20e%20d%C3%A1 Acesso 9 abr 2023.
SÃO PAULO. Prefeitura Municipal. Portaria Secretaria Municipal no 3.844, de 20 de maio de 2016. Dispõe sobre as atividades a serem desenvolvidas pelos Analistas de Informações, Cultura e Desporto – Educação Física, em exercício nos Centros Educacionais Unificados – CEUs, da Rede Municipal de Ensino, e dá outras providências. Disponível em: https://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/portaria-secretaria-municipal-de-educacao-sme-3844-de-20-de-maio-de-2016#:~:text=Disp%C3%B5e%20sobre%20as%20atividades%20a,Ensino%2C%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias.
Acesso 10 abr 2023.
SÃO PAULO. Prefeitura Municipal. Decreto no 57.478, de 28 de novembro de 2016. Aprova o Regimento Padrão dos Centros Educacionais Unificados – CEUs, vinculados à Secretaria Municipal de Educação. Disponível em: https://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/decreto-57478-de-28-de-novembro-de-2016 Acesso 9 abr 2023.
SÃO PAULO. Prefeitura Municipal. Decreto 57.839, de 17 de agosto de 2017. Disciplina a prestação de serviço voluntário no âmbito da Administração Pública Municipal. Disponível em: https://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/decreto-57839-de-17-de-agosto-de-2017 Acesso 10 abr 2023.
SÃO PAULO. Prefeitura Municipal. Lei Municipal 16.807, de 23 de janeiro de 2018. Institui o INTERCEUs no âmbito do Município de São Paulo. Disponível em: https://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/lei-16807-de-23-de-janeiro-de-2018#:~:text=Institui%20o%20Programa%20Mem%C3%B3rias%20do,Ensino%2C%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias Acesso 10 abr 2023.
SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da Cidade: Ensino Fundamental – Educação Física. 2 ed. São Paulo: SME/COPED, 2019.
SÃO PAULO. Secretaria Municipal da Saúde. Protocolo para o cuidado integral à saúde de pessoas trans, travestis ou com vivências de variabilidade de gênero no município de São Paulo. 2ª ed. Secretaria Municipal da Saúde/SMSPMSP. São Paulo, 2023. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/Protocolo-Trans_revis%203%C2%AA%20ed%202024.pdf Acesso 30 mar 2024.
SILVESTRIN, Julian Pegoraro; VAZ, Alexandre Fernandez. Transmasculinidades no esporte: entre corpos e práticas dissonantes. Revista Estudos Feministas, v. 29, n. 2, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/6FNtVTcZdTrR6nvTjznKkbR/# Acesso 10 mai 2023.
SOUZA, S. G. CEUs como maquinaria de igualdade sociocultural: A narrativa de quem viu e viveu as transformações proporcionadas pela instalação dos equipamentos nas periferias da cidade de São Paulo. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização). Escola de Comunicação e Artes. Universidade de São Paulo, 2017. Disponível em: https://celacc.eca.usp.br/sites/default/files/media/tcc/ceus_como_maquinaria_de_igualdade_sociocultural_-_final.pdf Acesso 10 nov 2023.
SPOSATI, Aldaíza. Mapa da exclusão/inclusão social da cidade de São Paulo. Que mundo é este que vivemos, que país é este e que cidade é esta? São Paulo: Secretaria de Ação Social da Prefeitura Municipal de São Paulo, 2004. Disponível em: https://ceapg.fgv.br/sites/ceapg.fgv.br/files/u60/relatorio_-_mapa_da_exclusao_social_-_sposati.pdf Acesso 12 mar 2024.
STARIOLO, Malena. Levantamento quantitativo pioneiro na América Latina mapeia a comunidade LGBT no Brasil. Jornal da Unesp. 24/10/22. Disponível em: https://jornal.unesp.br/2022/10/24/levantamento-quantitativo-pioneiro-na-america-latina-mapeia-comunidade-algbt-no-brasil/ Acesso 12 abr 2023.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
DOI: http://dx.doi.org/10.21902/RevPercurso.2316-7521.v3i48.7308
Refbacks
- There are currently no refbacks.
PERCURSO, e-ISSN: 2316-7521
Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181