A FUNÇÃO SOCIAL DA EMPRESA E AS VICISSITUDES DO MUNDO CORPORATIVO PACTUADO

HORÁCIO MONTESCHIO, DANIEL SILVA GUERRA, JOSÉ RAFAEL CARVALHO DA SILVA

Resumo


O artigo tem a objetivo interligar a ideia da função social da empresa atingida através de programas de compliance no combate a corrupção. A corrupção surge como meio mais rápido de se atingir o lucro, de burlar sistemas e ultrapassar concorrentes de formas imorais e/ou ilegais. A Teoria da Empresa surge em um período em que a fraternidade encontra-se em alta, em razão do final da segunda grande guerra mundial, e que talvez por isso os rumos do mundo corporativo venha se alterando. Cada vez mais fica evidenciado que o mundo corporativo vem esperando menos do Estado, isso porque na maioria das vezes o Estado só consegue atuar quando já houve a fraude e o sistema já foi corrompido, razão pela qual os programas de compliance vem ganhando espaço e cada vez mais as boas práticas vem sendo adotadas, mesmo com a crescente corrupção. Por fim, a ideia é compreender que os programas de compliance são também uma forma de se atingir a função social da empresa e por razão disso preservar a empresa.


Palavras-chave


Função Social da Empresa. Compliance. Corrupção.

Texto completo:

PDF

Referências


BUCCI, Maria Paula Dallari. Políticas Públicas-Reflexões sobre Conceito jurídico. São Paulo: Saraiva, 2006.

CARVALHO, André Castro. Et al. Manual de Compliance. 3º Edição. Rio de Janeiro: Forense, 2021.

CUNHA, Rogério Sanches. SOUZA, Renne do Ó. Lei Anticorrupção Empresarial – Lei 12.846/2013. 3ª Edição. Salvador: JusPodvm, 2020.

CRUZ, marco. Fazendo a coisa certa – como criar, implementar e monitorar programas efetivos de compliance. Editora: Simplissímo, 2017. E Pub.

LEMOS JUNIOR, Heloy Pereira. Função Social & Empresa. Curitiba: Juruá, 2009.

OLIVEIRA, Rafael Carvalho Rezende. ACOCELLA, Jéssica. Governança Corporativa e Compliance. Salvador: JusPodivm, 2021.

PAULA, Marco Aurélio Borges de. CASTRO, Rodrigo Pironti Aguirre de. Compliance, Gestão de Riscos e Combate a Corrupção: integridade para o desenvolvimento. 2ª edição. Editora Forum, Belo Horizonte, 2020.

PROUDHON, Pierre-Joseph. O que é Propriedade. Lisboa, Editorial Estampa, 1975.

SERPA, Alexandre da Cunha. Compliance Descomplicado: um guia simples e direto sobre programas de compliance. Alexandre Cunha Serpa, 2016.

UBALDO, F. S. Lei Anticorrupção: a importância do programa de compliance no cenário atual. In: PORTO, Vinícius; MARQUES, Jader (org.). O compliance como instrumento de prevenção e combate à corrupção. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2017.




DOI: http://dx.doi.org/10.21902/RevPercurso.2316-7521.v1i42.6192

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


PERCURSO, e-ISSN: 2316-7521

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.