A RESPONSABILIDADE CIVIL NA LESÃO CONTRATUAL POR FORÇA MAIOR

Rhara Nakoneczny Moraes, SANDRO MANSUR GIBRAN

Resumo


Levando em consideração a liberdade de contratar, a autonomia privada e a função social do contrato, o presente estudo tem como principal objetivo esclarecer de que forma a responsabilidade civil pode ser aplicada nos casos em que há lesão contratual e a invocação pela parte da teoria da força maior. Apontando os elementos formativos da responsabilidade civil em um âmbito geral, para posteriormente especificar qual é a sua incidência dentro das teorias da imprevisibilidade contratual. Utilizando a metodologia hipotético-dedutiva, através da análise de informações extraídas de sites eletrônicos e banco de dados relacionados à responsabilidade civil, teoria da imprevisão, força maior e contratos internacionais, especificou em doutrinas e artigos científicos coletados de revistas científicas, bem como teses e dissertações de direito. O resultado apresentado pela pesquisa diz respeito à importância da responsabilidade civil na resolução contratual seja na forma positiva ou negativa, bem como a avaliação da culpa e do nexo causal como caracterizadores do direito de indenizar e sua aplicação na lesão contratual nos casos abrangidos pela teoria da força maior. Além disso, o artigo pontuará de forma abrangente o entendimento da aplicação da teoria da Força Maior (Force Majure) no âmbito internacional entre a Commom Law e Civil Law e a distinção conceitual com relação à clausula de Hardship para a comunidade internacional. O estudo corrente aponta como principais contribuições a importância da responsabilidade civil para o desequilíbrio economico contratual nos casos em que se utiliza a teoria da imprevisibilidade e força maior, demonstrando a aplicabilidade do nexo de causalidade e o cabimento de indenização nesses casos. Ademais, sinalizar como é prevista a aplicação da cláusula de Hardship e da cláusula de Força Maior no âmbito internacional pela visão de diferentes jurisdições de maneira geral.

Palavras-chave


Responsabilidade Civil; Força Maior; Lesão; Teoria da Imprevisão

Texto completo:

PDF

Referências


AHMADPOUR, A. Economic Hardship in Performance of Contracts. a comparative study of English, American, French and German Law and CISG, the UNIDROIT Principles and PECL, Iran, 2005.

BONHO, L. T. Responsbailidade civil [recurso eletrônico]. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 51-64 p.

BRASIL. Lei n° 8.078, de 11 de setembro de 1990. Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências, 1990. Disponivel em: . Acesso em: 11 Fevereiro 2021.

BRASIL. Lei n. 10.406 de 10 de Janeiro de 2002. Institui o Código Civil, 2002. Disponivel em: . Acesso em: 07 Janeiro 2021.

BRASIL. Lei n° 13.105, de 16 de março de 2015. Código de Processo Civil, 2015. Disponivel em: . Acesso em: 22 Fevereiro 2021.

CASTRO, R. M. R. D. A lesão contratual e seus elementos. Revista da Faculdade de Direito de Campos, Ano VIII, n. 10, Junho 2007.

CAVALIERI FILHO, S. Programa de responsabilidade civil. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

CRUZ, G. S. D. O problema do nexo causal na responsabilidade civil. [S.l.]: Renovar, 2005.

GUIMARÃES, P. J. S. Responsabilidade civil e interesse contratual positivo e negativo (em caso de descumprimento contratual). In: GUERRA, A. D. D. M.; BENACCHIO, M. Responsabilidade Civil. São Paulo: Escola Paulista da Magistratura, 2015. p. 129-158.

JÚNIOR, R. R. D. A. Extinção dos contratos por incumprimento do devedor. Rio de Janeiro: AIDE Editora, 2003.

LACERDA, H. C. D. Contratos internacionais e as cláusulas de revisão: rebus sic standibus, teoria da imprevisão, cláusula de hardship e a contrariedade com o princípio pacta sunt servanda. Revista Brasileira de Direito Internacional, Curitiba, v. 2, n. 2, jul/dez 2005.

MASSIMO, B. Diritto civile - la responsabilità. 2. ed. Milano: Giuffrè, v. 5, 2000. 321-325 p.

MONTEIRO FILHO, C. E. D. R. Coronavírus e força maior: configuração e limites. Indaiatuba - SP: Foco, 2020.

PEREIRA, C. M. D. S. Lesão nos Contratos. 6. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1997.

PEREIRA, C. M. D. S. Responsabilidade Civil. 12. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2018.

ROSENVALD, N. O Coronavírus e a responsabilidade nos contratos internacionais. In: FILHO, C. E. D. R. M.; ROSENVALD, N.; DENSA, R. Coronavírus e Responsabilidade Civil: impactos contratuais e extracontratuais. Indaiatuba - São Paulo: FOCO, 2020. p. 3-18.

SANTOS, C. S. A.; SANTOS, M. V. G.; DINIZ, A. P. S. M. Impactos da pandemia da COVID-19 nas relações contratuais à luz dos institutos da força maior e da onerosidade excessiva. In: HIRSCH, F. P. D. A. COVID-19 e o direito na Bahia: estudos da comunidade da UNEB em homenagem à memória de Ruivaldo Macedo Costa. Salvador, Bahia: Direito Levado a Sério, 2020. p. 56-86.

SCHREIBER, A. Equilibrio contratual e dever de renegociar. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.

TARTUCE, F. Direito Civil: Direito das Obrigações e Responsabilidade Civil. 15. ed. Rio de Janeiro: Forense, v. 2, 2020.

TEPEDINO, G. Notas sobre o nexo de causalidade. [S.l.]: [s.n.], v. 2, 2001.

TEPEDINO, G.; TERRA, A. D. M. V.; GUEDES, G. S. D. C. Fundamentos do direito civil: responsabilidade civil. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2021.

VENOSA, S. D. S. Direito civil: obrigações e responsabilidade civil. 20. ed. São Paulo: Atlas, 2020.




DOI: http://dx.doi.org/10.21902/RevPercurso.2316-7521.v4i41.5351

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


PERCURSO, e-ISSN: 2316-7521

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.