RESULTADOS FINANCEIROS E OPERACIONAIS A PARTIR DA ADOÇÃO DE UMA FERRAMENTA TECNOLÓGICA DURANTE A PANDEMIA: UM ESTUDO DE CASO NA GESTÃO DE ESTOQUES DE UM HOSPITAL DO AGRESTE PERNAMBUCANO

Eduardo Fernando Da Silva Souza, Antônio Reinaldo Silva Neto, Jocias Maier Zanatta

Resumen


No contexto atual, o ambiente hospitalar é caracterizado por uma crescente competitividade e dinamicidade, além de um cenário altamente tecnológico. A pandemia da Covid-19 acelerou o desenvolvimento de tecnologias digitais em saúde, especialmente no que diz respeito a análise de dados para a tomada de decisões sobre a gestão dos estoques. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo compreender os resultados financeiros e operacionais, obtidos a partir da adoção e implementação de uma autonomação inserida em um software alocada nas farmácias de um hospital do interior de Pernambuco, durante a pandemia de Covid-19. Trata-se de um estudo de caso exploratório com abordagem quantitativa, cuja coleta de dados ocorreu por meio de relatórios do ERP e indicadores gerenciais e operacionais da instituição e observações de participantes. O estudo conclui que a aplicação da ferramenta na gestão da farmácia hospitalar resultou em um aumento da eficiência operacional da unidade, reduziu custos e melhorou a qualidade da prestação do serviço.


Palabras clave


COVID-19; Gestão de Estoques; Farmácia hospitalar; Painéis tecnológicos.

Texto completo:

PDF (Português (Brasil))

Referencias


AGAPITO, N. Gerenciamento de estoques em farmácia hospitalar. Grupo de Estudos Logísticos Universidade Federal de Santa Catarina - GELOG-UFSC, 2007.

ARAUJO, F. J.; DE ALMEIDA COSTA, C. L. Aplicação da autonomação como estratégia de otimização de uma farmácia periférica: estudo de caso em um hospital de grande porte. Revista de Gestão em Sistemas de Saúde, v. 1, n. 2, p. 86-101, 2012.

BAUTZER, D. Inovação: repensando as organizações. São Paulo: Atlas, 2009.

BONATO, A.; DE MELLO, R. B. Tecnologia da informação na gestão de materiais em farmácias hospitalares. Interação-Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 18, n. 1, p. 59-72, 2016.

CARPANEZ, Luciana Reis; MALIK, Ana Maria. O efeito da municipalização no sistema hospitalar brasileiro: os hospitais de pequeno porte. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, p. 1289-1298, 2021.

CARRETEIRO, R. P. Inovação Tecnológica: como garantir a modernidade do negócio. Rio de Janeiro, LTC, 2009.

CELUPPI, I. C.; LIMA, G. D. S.; ROSSI, E.; WAZLAWICK, R. S.; DALMARCO, E. M. Uma análise sobre o desenvolvimento de tecnologias digitais em saúde para o enfrentamento da COVID-19 no Brasil e no mundo. Cadernos de Saúde Pública, v. 37, 2021.

DALLARMI, L. Gestão de Suprimentos na Farmácia Hospitalar Pública. Visão Acadêmica, [S.L.], v. 11, n. 1, p. 82-91, 30 jun. 2010. Universidade Federal do Paraná.

DUARTE, Gídeon Depintor et al. Desafio na gestão hospitalar: diferenças entre o planejamento de consumo e o consumo efetivo de medicamentos. Revista de Administração em Saúde, v. 20, n. 81, 2020.

FREITAS, A. R. D. Vigilância sanitária na farmácia hospitalar: o sistema de distribuição de medicamentos por dose unitária (SDMDU) em foco. Monografia de Especialista em Vigilância Sanitária de Serviços de Saúde. Rio de Janeiro, 2004.

GERLACK, L. F. et al. Gestão da assistência farmacêutica na atenção primária no Brasil. Revista de Saúde Pública, v. 51, 2017.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2006.

GOMES M. J.; REIS A. M. Ciências Farmacêuticas: uma abordagem em Farmácia Hospitalar. 1ª ed. São Paulo: Atheneu; 2000.

MEIER, F. A.; JONES, B. A. Point-of-care testing error: sources and amplifiers, taxonomy, prevention strategies, and detection monitors. Archives of Pathology and Laboratory Medicine, v. 129, n. 10, p. 1262-1267, 2005.

METZNER, V. Proposta de modelo de rastreabilidade para o setor de medicamentos no Brasil utilizando o conceito de Internet das coisas. [Dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2017.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

MIRSHAWKA, V. Hospital fui bem atendido: a hora e a vez do Brasil. São Paulo: Makron Books, 1994.

OLIVEIRA, R. P.; REIS, A. C.; CASTRO, A. C. Logística hospitalar: uma síntese do estado da arte. Gestão e Desenvolvimento, v. 15, n. 1, jan./jun. 2018.

OLIVEIRA, T. S.; MUSETTI, M. A. Revisão compreensiva de logística hospitalar: conceitos e atividades. Revista de Gestão em Sistemas de Saúde, v. 3, n. 1, p. 1-13, 2014.

PAULO, C. H. O. Dispensação e distribuição de medicamentos do Serviço Farmacêutico em um hospital universitário. Revista de Administração em Saúde, v 5, n 21, p. 17-22, 2014.

PASSOS J. R.; ANSELMO A. Os circuitos da autonomação–uma abordagem técnico-econômica. 2004. Dissertação de Mestrado em Administração, Universidade do Vale do Rio dos Sinos–UNISINOS, São Leopoldo.

PEREIRA, Patricia Mora; SELINGARDI, Roberta. Proposta de redução de estoque excedente de um complexo hospitalar de alta complexidade. Revista de Administração em Saúde, v. 18, n. 70, 2018.

PRODANOV, C. C.; DE FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2ª Edição. Editora Feevale, 2013.

RIOS, R. H. Gestão logística de suprimentos em hospital filantrópico no cenário da pandemia Covid-19. 2021. [Monografia]. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

SILVA, Leopoldo Muniz da et al. Impact of educational strategies on pain control quality indicators at a tertiary hospital. BrJP, v. 3, p. 342-347, 2020.

SILVA, M. G. D. Avaliação do alinhamento entre critérios competitivos e práticas de autonomação na indústria eletrônica: um estudo de caso. 2010. Dissertação de mestrado, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE FARMÁCIA HOSPITALAR - SBRAFH. Padrões mínimos em farmácia hospitalar. São Paulo: SBRAFH. 2a. ed.; 2008.

SOHRABI, Catrin et al. World Health Organization declares global emergency: A review of the 2019 novel coronavirus (COVID-19). International journal of surgery, v. 76, p. 71-76, 2020.

DE SOUZA, Aline Lemes et al. Prevenção quaternária: percepções, possibilidades e desafios na atenção primária à saúde. Enfermagem Brasil, v. 20, n. 6, p. 764-782, 2021.

UNIMED CARUARU. Cooperativa de Trabalho Médico. Disponível em: . Acessado em 29 de novembro de 2022.

WOLKER, Sergio Luiz; COSTA, Tania Portella; PETERLINI, Olga Laura Giraldi. Revisão integrativa sobre o processo de compra e distribuição de materiais médicos e hospitalares. Revista de Saúde Pública do Paraná, v. 2, p. 103-112, 2019.

YIN, R. K. O Estudo de caso. Porto Alegre: Bookman, 2015.


Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.