REFLEXÕES SOBRE OS MODELOS TRADICIONAIS E O REFLEXIVO DE EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA A EFETIVIDADE DA SUSTENTABILIDADE

Maria Cláudia da Silva Antunes de SOUZA, Cesar Luiz PASOL

Resumo


RESUMO

O presente artigo científico tem como tema a Educação, o Ensino acrescido da Formação que possui um compromisso com o Bem Comum, sendo aqui destacado o comprometimento com a defesa, preservação e recuperação do Meio Ambiente. Desta forma, o objetivo geral é produzir um texto com a melhor qualidade científica sobre este assunto tão relevante para a atualidade: a Educação para a valorização devida do Ambiente. Justifica-se, assim, esta pesquisa, pois a humanidade necessita de consciência coletiva e de medidas corajosas e efetivas em prol da sanidade do Planeta e do Universo. Quanto à metodologia, na fase de investigação o método utilizado foi o indutivo, que é também a base do presente relatório de pesquisa. Na fase de tratamento de dados foi empregado o método analítico em conexão com o método histórico. A técnica da pesquisa bibliográfica forneceu o suporte instrumental investigatório. 

PALAVRA-CHAVE: Ecoalfabetização; Educação Ambiental; Ensino Tradicional; Sustentabilidade. 

 

ABSTRACT

The present scientific article has as its theme Education, that is teaching and training that has a commitment to the Common Good, being here highlighted the commitment with the defense, preservation and recovery of the Environment. In this way, the general objective is to produce a text with the best scientific quality on this subject so relevant for the present: Education for the proper valorization of the Environment. This research is justified, because humanity needs a collective conscience and courageous and effective measures for the health of the Planet and the Universe. As for the methodology, in the research phase the method used was the inductive one, which is also the basis of this research report. In the data treatment phase, the analytical method was used in connection with the historical method. The technique of bibliographic research provided the instrumental investigative support.

KEYWORDS: Ecological Literacy; Environmental education; Traditional Teaching; Sustainability.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.26668/revistajur.2316-753X.v4i49.2910

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Revista Jurídica e-ISSN: 2316-753X

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.