POR UMA REFORMA EDUCACIONAL EM FACE DA CONCRETIZAÇÃO DA CIDADANIA NA ATUAL SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

Pablo Jiménez SERRANO, Regina Célia MARTINEZ

Résumé


RESUMO

O presente estudo tem por objetivo discutir as limitações do modelo educacional vigorante, que se sabe, em crise perante a atual sociedade da informação em desenvolvimento. Com base numa abordagem filosófico-doutrinária, discutem-se importantes conceitos presentes na pedagogia moderna, possibilitando, com isso, alertar acerca da necessidade de um projeto educacional que permita a inclusão dos jovens no contexto informacional em continua transformação. Investigam-se, assim, os fatores que incidem negativamente na concretização da cidadania e na realização de uma educação formadora, edificadora e socializadora. Conclui-se que a sociedade moderna exige uma educação que permita a formação da independência do intelecto e da consciência, aspecto que condiciona o acesso à informação e a edificação de valores morais.

PALAVRAS-CHAVE: Educação; Sociedade da Informação; Cidadania; Inclusão social.

 

RESUMEN

El presente estudio tiene por objetivo discutir las limitaciones del actual modelo educacional que se sabe en crisis ante la actual sociedad da información en desarrollo. Con base en un abordaje filosófico-doctrinaria, se discuten importantes conceptos presentes en la pedagogía moderna, posibilitando, así, alertar acerca de la necesidad de un proyecto educacional que permita la inclusión de los jóvenes en el contexto informacional que en continua transformación. Se investigan, así, los factores que inciden negativamente en la no concretización de la ciudadanía y en la realización de una educación formadora, edificadora e socializadora. Se concluye que la sociedad moderna exige una educación que permita la formación de la independencia del intelecto y la consciencia, aspecto que condiciona el acceso a la información y la edificación de valores morales.

PALAVRAS-CHAVE: Educación; Sociedad de la Información; Ciudadanía; Inclusión social.


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DOI: http://dx.doi.org/10.26668/revistajur.2316-753X.v1i46.2047

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