DADOS PESSOAIS: UMA NOVA COMMODITY, LIGADOS AO DIREITO A INTIMIDADE E A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA
Abstract
RESUMO
O acesso as redes sociais deixam um rastro, que reunidos formam o perfil desse usuário, sendo este utilizado como commodity por empresas que objetivam vender os seus produtos ou serviços. O presente artigo aborda uma situação reinante em nossa sociedade: a violação do nosso direito a intimidade, onde somos assediados, nas redes sociais, por propagandas de produtos, que não solicitamos, que possuem o nosso perfil, recebidos, quando acessamos a internet. Fato que afeta a dignidade da pessoa humana. Para atender a este tema foi feita uma pesquisa doutrinaria, assim como nas legislações internacionais e nacionais desenvolvidas, no decorrer dos anos, para proteger o cidadão, inibindo a violação de nosso direito fundamental de não sermos assediados por propagandas indesejáveis a nós direcionadas.
PALAVRAS-CHAVE: Commodity; Direito a intimidade; dignidade da pessoa humana; dados pessoais.
ABSTRACT
Access to social networks leaves a trail, which together form the profile of this user, being used as a commodity by companies that aim to sell their products or services. This article addresses a situation prevailing in our society: the violation of our right to privacy, where we are harassed, on social networks, by advertisements of products that we do not solicit, that have our profile, received, when we access the Internet. A fact that affects the dignity of the human person. To meet this theme, a doctrinal research was done, as well as in the international and national legislations developed, over the years, to protect the citizen, inhibiting the violation of our fundamental right not to be harassed by undesirable advertisements directed to us.
KEYWORDS: Commodity; Right to intimacy; Dignity of Human Person; Personal Data
Full Text:
PDF (Português (Brasil))DOI: http://dx.doi.org/10.26668/revistajur.2316-753X.v4i49.2298
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Revista Jurídica e-ISSN: 2316-753X
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