ADOÇÃO DE UM SISTEMA ERP: ESTUDO EM UMA EMPRESA DE CONFECÇÕES, DA CIDADE DE PARANAVAÍ – PR.

Geovana Marques Mendes, Rejane Heloise dos Santos

Resumo


Em decorrência da globalização, as organizações procuram cada vez mais por novas tecnologias que permitem que suas informações e dados funcionem de forma unificada e integrada, visando o suporte às tomadas de decisões e melhora competitividade. O ERP, nesse contexto, torna-se uma solução viável. Nesse sentido, o presente trabalho visa compreender a adoção de um sistema ERP em uma empresa de confecções localizada na cidade de Paranavaí, no estado do Paraná. Para atender a esse objetivo, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa e descritiva, na qual seus principais dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturada com funcionários que utilizam o sistema ERP adotado por uma empresa especializada no ramo de calçados e confecções. A análise foi empreendida por meio da técnica de análise de conteúdo. Como resultados, encontrou-se que o sistema ERP escolhido pela empresa atende as necessidades organizacionais e a implementação seguiu muitos preceitos orientados pela literatura. No entanto, a comunicação com a empresa fornecedora do sistema é problemática, não são oferecidos treinamentos do sistema aos funcionários, fazendo com que alguns desconheçam muitas funcionalidades e que a empresa analisada precise utilizar planilhas em softwares complementares ao sistema ERP, apesar do alto investimento.


Palavras-chave


sistema ERP; adoção de sistema; sistemas de informação.

Texto completo:

PDF

Referências


ALBERTIN, A. L. Aumentando as chances de sucesso no desenvolvimento e implementação de sistemas de informações. RAE – Revista de Administração de Empresas, v. 36, n. 3, p. 61-69, jul. /set. 1996.

BARTHOL, R. P.; VASARHELYI, M. A. Resistência à implantação de sistemas de informação gerencial. RAE – Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 27-34, abr. 1975.

BATISTA, E. O.; Sistemas de informação: o uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

CORRÊA, H. L.; GIANESI, I. G. N.; CAON, M. Planejamento, programação e controle da produção: MRP II / ERP: conceitos, uso e implantação: base para SAP, oracle applications e outros softwares integrados de gestão. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2019.

CÔRTES, P. L. Administração de Sistemas de Informação. 1 ed.São Paulo: Saraiva, 2008.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

GODOY. S. A.; Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades, São Paulo v. 35, n. 2, p. 57-63, mar/abr. 1995.

INSTITUTO PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL (IPARDES). Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral. Arranjo produtivo local do vestuário de Cianorte: nota técnica. Curitiba: IPARDES, 2006.

JAMIL, G. L. Repensando a TI na empresa moderna: atualizando a gestão com

a tecnologia da informação. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2001.

JESUS, R. G.; OLIVEIRA, M. O. F. Implantação de sistemas ERP: tecnologia pessoas na implantação do SAP R/3. Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação. v. 3, n. 3, 2006.

KOTTER, J. P.; SCHLESINGER, L. A. Choosing Strategies for Change. Harvard Business Review, march April reprint number, 1979.MARTINS, Petrônio G. e LAUGENI, Fernando P. Administração da Produção. São Paulo: Saraiva, 1998.

LAUDON, K. e LAUDON, J. Sistemas de Informação Gerenciais. 9ª ed. São Paulo: Pearson, 2011

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

OLIVEIRA et al. Análise da implementação de sistema integrado de gestão empresarial: estratégias e fatores de sucesso na implantação de um sistema de ERP em uma empresa de engenharia. Revista Engenharia de Interesse Social, v. 5, n. 5, p. 102-121, 2020.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.

ROSINI, Alessandro Marco; PALMISANO, Angelo. Administração de sistemas de informação e a gestão do conhecimento. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

SCHMIDT, B., PALAZZI, A.; PICCININI, C.A. Entrevistas online: Potencialidades e

desafios para coleta de dados no contexto da pandemia de COVID-19. REFACS, n. 8, v. 4, p. 960-966, 2020.

SLACK, N.; CHAMBERS, S.; HARLAND, C.; HARRISON, A.; JOHNSTON, R.

Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2006.

TOTVS. Entenda como a Virtual Age desenvolveu tecnologia especializada para todos os elos da cadeia produtiva da moda. Disponível em: https://virtualage.com.br/. Acesso em: 08 mar. 2021.

TRIVINOS, A.N.S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

TURBAN, E.; McLEAN, E.; WETHERBE, J. Tecnologia da informação para gestão: transformando os negócios na economia digital. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

YIN, Robert K. Estudo de caso: Planejamento e métodos. 3°. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.