ANÁLISE DE CERTIFICAÇÃO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM EDIFICAÇÕES COMERCIAIS

Marcelo Ludvich

Resumo


O aumento constante da demanda do mercado requer a implantação imediata de ações governamentais e da sociedade para contenção do uso intenso da energia elétrica. Em setores importantes da economia como a construção civil, a redução dos impactos no meio ambiente está ligada diretamente com os processos construtivos das edificações, pois estes possibilitam a gestão eficaz no consumo dos recursos naturais. Por meio de medidas voltadas à economia de energia, os selos e as certificações ambientais surgem como alternativas para viabilizar a qualificação de prédios sustentáveis no mercado nacional. Embora apresentem características distintas entre si, a certificação LEED CI e o selo PBE Edifica estão diretamente relacionados ao desempenho energético das edificações. O objetivo geral deste trabalho é o de estabelecer as dimensões para análise comparativa do uso da energia entre a Certificação LEED CI e o Selo PBE Edifica em prédios comerciais. A estratégia adotada envolve os métodos de pesquisa bibliográfica e estudo de caso. No escopo foram mapeadas as lacunas, similaridades e os requisitos técnicos de cada processo de certificação a fim de simular o desempenho energético de dois modelos de edificações: Restaurante e Mercado. Aplicaram-se então cálculos adaptados de ambas as normas para determinar os valores de referência dos investimentos necessários e avaliar a viabilidade técnica e econômica das soluções estudadas de eficientização de iluminação e condicionamento de ar. No final, simulações demonstraram que a Certificação LEED CI prolonga a vida útil dos sistemas e é mais eficiente energeticamente em relação ao Selo PBE Edifica, no entanto, o Selo PBE Edifica proporciona melhores condições para implantação por estar baseada em normas brasileiras.

Texto completo:

PDF PDF

Referências


GHISI, E. (1997): Desenvolvimento de uma metodologia para retrofit em sistemas de iluminação: estudo de caso na Universidade Federal de Santa Catarina. Dissertação de Mestrado. Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, agosto/1997.

HADDAD, J. Conservação de energia: eficiência energética de instalações e equipamentos. Minas Gerais, 2001.

MARTINEZ, Maria Fernanda Baquerizo. Avaliação Energética visando Certificação de Prédio Verde. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

ASHRAE 90.1-2007. Disponível em: Acesso em: 13 nov. 2014

Avaliação da Eficiência energética na indústria e nas residências no horizonte decenal (2010-2019). Disponível em: http://www.epe.gov.br/mercado/Documents/S%C3%A9rie%20Estudos%20de%20Energia/20100809_4.pdf Acesso em 08/04/2015

Certificação LEED. Disponível em: Acesso em: 5 nov. 2014

Certificação PBE Edifica. Disponível em: Acesso em: 3 nov. 2014

Classificação de Eficiência Energética – PROCEL Disponível em: Acesso em: 5 nov. 2014

Eficiência Energética. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: < http://www.mma.gov.br/clima/energia/eficiencia-energetica> Acesso em: 3 nov. 2014.

Instituto Nacional de Eficiência Energética. INEE. Disponível em: Acesso em: 29 out. 2014.

Plano Decenal de Expansão de Energia 2008. MME – Ministério de Minas e Energia. Disponível em: http://www.mme.gov.br/mme/galerias/arquivos/publicacoes/pde_2008_2017/PDE2008-2017_VOL1_CompletoM.pdf Acesso em: 21 out. 2014.

PROCEL INFO. Disponível em: Acesso em: 13 out. 2014.

Selos LEED. Disponível em: Acesso em: 3 nov. 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.