PUBLICIDADE ONLINE: AS ARTIMANHAS SOFISTICADAS E PROVOCATIVAS DO COMÉRCIO ELETRÔNICO

Rosane Beatris Mariano da Rocha Barcellos TERRA, Isabel Christine Silva de GREGORI, Maria Paula da Rosa FERREIRA

Resumo


RESUMO

Objetivo: A evolução tecnológica e o surgimento do comércio eletrônico pela internet estão revolucionando as relações comerciais da atualidade, a partir disso, o presente artigo objetiva verificar as previsões constitucionais e legais brasileiras referentes às relações de consumo no comércio virtual e analisar as táticas publicitárias mercadológicas online, a partir de uma visão da vulnerabilidade informacional do consumidor na sociedade de consumo.

Metodologia: Nessa estrutura foi utilizado método de abordagem dedutivo e método de procedimento monográfico, com avaliação de diversos estudos acerca do tema. Utilizou-se a teoria sistêmico-complexa, com pesquisa bibliográfica. Como técnica de coleta de dados, foram produzidos fichamentos e resumos expandidos.

Resultados: A partir do pesquisado, aferiu-se como a mídia publicitária eletrônica utiliza estratégias sofisticadas e provocativas no comércio eletrônico, muitas vezes, em desatenção às disposições normativas brasileiras.

Contribuições:  Diante do desenvolvimento do comércio eletrônico, fomentado pelo processo de globalização, o estudo propôs a necessidade de ajustes estruturais nas relações de consumo de modo que sejam promovidas práticas publicitárias online que não violem direitos constitucionais e consumeristas.

Palavras-chave: Comércio eletrônico; Consumidores; Internet; Publicidade online.

 

ABSTRACT

Objective: The technological evolution and the emergence of e-commerce through the internet are revolutionizing current commercial relations, therefore, this article aims to verify the brazilians constitutional and legal forecasts regarding consumer relations in the virtual commerce and analyze marketing tactics online, from a view of the informational vulnerability of the consumer in the consumer society.

Methodology: In this structure was used a method of deductive approach and monographic procedure method, with evaluation of several studies about the theme. Was used the systemic-complex theory, with the bibliographic research. As a data collection technique, files and extended abstracts were produced.

Results: From the searched, was verified how electronic publicity media uses sophisticated and provocative strategies in electronic commerce, oftentimes, in disregard of brazilians normative provisions.

Contributions: In view of the development of electronic commerce, fostered by the globalization process, the study proposed the need for structural adjustments in consumer relations in order to promote online advertising practices that do not violate constitutional and consumer rights.

Keywords: Consumers; E-commerce; Internet; Online publicity.


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DOI: http://dx.doi.org/10.26668/revistajur.2316-753X.v3i60.4476

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Revista Jurídica e-ISSN: 2316-753X

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